Famalicão
Ambiente e Envelhecimento Ativo marcam novo executivo da Câmara de Famalicão
A criação do pelouro do Envelhecimento Ativo e o fortalecimento de Pelouros dedicados ao Ambiente são as grandes novidades do executivo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Na passada quarta-feira, dia 29 de outubro, realizou-se a primeira reunião com o novo executivo eleito a 12 de outubro e que tomou posse no dia 26 de outubro.
Mário Passos, o presidente da Câmara Municipal, deixou a pasta das Freguesias, para assumir a Habitação, o Ambiente e Neutralidade Carbónica, o Envelhecimento Ativo, o Planeamento Estratégico, Recursos Humanos, Gestão Financeira, Planeamento e Gestão Urbanística, Obras Municipais e Governança Municipal e Inteligência Urbana.
O pelouro das Freguesias passa a ser assumido por Augusto Lima, que tem ainda a seu cargo a Economia e Empreendedorismo, a Ciência e Tecnologia, Mercados e Feiras, Transportes Públicos e Mobilidade, Turismo e Juventude.
Pedro Oliveira recebeu a pasta da Educação de Augusto Lima. Para além desta, o vereador tem ainda o Desporto, a Saúde e o Associativismo.
Hélder Pereira mantém os Assuntos Jurídicos, mas tem também as pastas da Segurança, Fiscalização e o novo pelouro das Infraestruturas Ambientais e Gestão de Resíduos.
Das caras novas no executivo, Susana Pereira fica com o pelouro da Cultura, Solidariedade Social, Desenvolvimento Integrado, Voluntariado e Igualdade e Integração. Vânia Marçal, tal como já era expectável, assume a Proteção Civil, Espaços Verdes e Floresta, Gestão e Manutenção de Equipamentos, Gestão do Espaço Público e Bem-Estar Animal.
Neste mandato são várias as pastas dedicadas ao Ambiente, “dada a sua exigência” e o desafio que esta área representa para o futuro. “Tem serviços diversos e, estes quatro anos, como já disse algumas vezes, também foram de aprendizagem e percebemos que também é preciso incrementar a eficiência dos múltiplos serviços”, explicou Mário Passos, que acredita que esta distribuição “vai de encontro da eficiência pretendida”.
Quanto ao novo pelouro – o Envelhecimento Ativo – Mário Passos quer, por um lado, dar respostas de forma mais eficiente às lacunas que existem e, por outro, reforçar o caminho que tem sido feito. “Queremos ter sucesso nas políticas públicas para esta franja da população, que nos merece toda a atenção e cuidado”.
“Equipa experiente e competente”
No que diz à equipa e à nova dinâmica do executivo, o edil não poupou elogios às capacidades de cada um, garantindo que se trata de “uma equipa com experiência, capacidade e competência comprovadas”. “Durante os próximos quatro anos, os famalicenses poderão contar com um executivo próximo, atento e totalmente comprometido com a sua qualidade de vida e com o futuro e desenvolvimento do nosso concelho”, assegurou o edil.
O executivo municipal de Vila Nova de Famalicão é composto ainda por quatro vereadores pelo Partido Socialista e um pelo Chega. A oposição socialista é composta por Eduardo Oliveira, Cláudia Vieira, Ivo Sá Machado e Neide Ribeiro.
Eduardo Oliveira, o líder socialista, espera que este mandato seja diferente e que as propostas socialistas sejam aprovadas, “o que infelizmente não aconteceu nos últimos quatros anos”. “O que temos feito é transmitir nas reuniões de Câmara os problemas que temos conhecimento e apresentar propostas”, frisou o vereador, que lamentou que todas as propostas levadas à discussão foram chumbadas pela maioria. “Os famalicenses podem contar com esse trabalho da nossa parte, o que nos compete”.
Antes da Ordem do Dia, Ivo Sá Machado alertou para a falta de condições do espaço físico da oposição, a que chamou “de pardieiro sem condições”. O gabinete fica no Centro Comercial Vinova e Mário Passos assegurou que vai visitar o espaço e intervir se for necessário.
Pelo Chega, Pedro Alves participou pela primeira vez na reunião de Câmara. Assumiu ansiedade para começar a trabalhar e disse ter “as expectativas muito elevadas”. “Queremos dignificar o voto dos famalicenses e queremos fazer mais e melhor por Famalicão”, afirmou Pedro Alves, que se sente “preparado para conseguir enfrentar todos os desafios”.
Num futuro próximo, o vereador do Chega garante que vai apresentar “diversas propostas exequíveis”.
Na primeira reunião de Câmara foi também aprovado o acerto da periodicidade das reuniões ordinárias do executivo municipal, que se vão manter, de forma quinzenal, às quintas-feiras, com início às 10 horas, no salão nobre da Câmara Municipal de Famalicão.


