Siga o OP nas redes

Cultura

Associação Teatro Construção tem agora uma Escola de Música

Publicado

em

A Associação Teatro Construção (ATC), de Joane, tem a partir de agora, uma escola de música que nasceu de um convite feito pela instituição ao maestro Samuel Santos. Desta feita, a direção da associação atinge um objetivo delineado há quatro anos, com a finalidade de homogeneizar a oferta cultural, até aqui “muito virada para o teatro”, como referiu a presidente da instituição, Ivânia Fernandes, na apresentação do projeto à imprensa.

Naquela organização joanense, o ensino da música está a funcionar para as crianças da creche e do jardim de infância, passando agora a ser lecionada a todas as idades.

O maestro Samuel Santos, responsável pela escola, sublinhou que o que se pretende, é que os alunos façam a sua aprendizagem, com base na motivação e sem imposições.

O currículo do aluno é feito de forma individual e, neste sentido, cabe-lhe a escolha do instrumento que quer aprender, podendo indicar igualmente o seu estilo musical. “Se o aluno quiser aprender música clássica ou ter um currículo idêntico ao do Conservatório, para de futuro se submeter a exame também pode fazê-lo”.

A “Escola de Música ATC by Samuel Santos” vai funcionar, de forma provisória na sede da ATC, uma vez que a breve trecho ocupará a Escola do Mato da Senra, cedida pela Junta de Freguesia à ATC, local onde irá nascer um Centro de Artes Musicais.

Disso deu conta António Oliveira, presidente da Junta de Joane, que se mostrou visivelmente satisfeito por a vila voltar a ter o ensino da música e de os alunos da freguesia não terem que se deslocar, para outros locais.

“A Junta está empenhada, com o apoio da Câmara Municipal, em criar as condições ideais para o ensino da música. Quando nos apresentaram esta ideia, pensamos logo nesta escola, como um Centro de Arte, uma vez que até então não havíamos encontrado o motivo para a sua alteração e integração. Contamos com um edifício central, bem localizado, que tem muito terreno para se desenvolver, com salas de instrumentos, salas de atuações e espaços multifacetadas”, disse o autarca.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES