Siga-nos nas redes

Famalicão

CGTP promove ação pública em defesa da Maternidade Famalicão

Publicado

em

Na próxima terça-feira, dia 8, a União dos Sindicatos do Distrito de Braga, afeta àCGTP-IN, promove uma ação pública em defesa da Maternidade de Famalicão e do Serviço Nacional de Saúde.

Marcada para as 15 horas, a ação terá lugar em frente à unidade de Famalicão do Centro Hospitalar Médio Ave (CHMA) com concentração de dirigentes, delegados, ativistas sindicais, trabalhadores da saúde e utentes, e contará com a presença da secretária geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha

Segundo a estrutura sindical, a iniciativa será realizada em conjunto com sindicatos da área da saúde, com o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos e com o Movimento Democrático de Mulheres.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito da Campanha da CGTP “Defender   e reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) Público, Gratuito e Universal”, cujos objetivos passam, entre outros, “por colocar o foco na saúde e na prevenção da doença, pela necessidade de reforçar e modernizar o SNS e por investir na saúde como condição de desenvolvimento económico e social do país”, explica a estrutura sindical.

A CGTP lembra que o serviço de obstetrícia e ginecologia do CHMA dá resposta à população Famalicão, Santo Tirso e Trofa, e é “reconhecido como um serviço de excelência”.  “Sofreu remodelações nos últimos anos e conta com uma equipa de saúde que investiu na operacionalização de   um modelo assistencial humanista e abrangente”, acrescenta.

Recorde-se que a Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia – Obstetrícia e Bloco de Partos apresentou recentemente como sugestão o fecho das urgências de obstetrícia do hospital de Famalicão. A pesar de ainda não  existir uma decisão tomada por  parte   da  referida  Comissão,  a  União  dos  Sindicatos de  Braga  e  a CGTP-IN defendem uma  solução que  passa  pela  manutenção e  reforço  dos  serviços  de proximidade,  pelo   reforço   do   financiamento  e  pela   valorização   dos   profissionais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos