Siga-nos nas redes

Famalicão

Dadores de sangue de Famalicão estabelecem geminação com dadores da Cantábria

Publicado

em

A Associação de Dadores de Sangue de Famalicão (ADSF)assinou, esta quarta-feira, uma parceria de geminação com a Associação Irmandade dos Dadores de Sangue da Cantábria – Espanha. A cerimónia decorreu na sede da associação famalicense, com a presença de uma delegação espanhola composta por 59 pessoas.

Joaquim Vilarinho, presidente da ADSF, espera que este ato seja “um primeiro passo de todo um caminho que se pretende fazer”, entendo que esta geminação vai trazer à associação “toda uma potencialidade em termos de aprendizagem e troca de experiências”.

“Com estes amigos espanhóis, acho que vamos ter um caminho muito frutuoso porque é uma associação enorme, com 51 anos de existência, com uma dimensão completamente diferente da nossa e com uma experiência que vai servir para nós trabalharmos ainda melhor”, acrescentou o dirigente.

A Associação de Dadores de Sangue da Cantábria tem cerca de 105 mil membros e é uma das maiores de Espanha. “Estivemos 10 anos em número dois no ranking nacional, com 45 dádivas de sangue por cada mil habitantes”, referiu Inácio Alvarez, presidente da instituição, que se manifestou bastante agradado com geminação com a sua congénere de Famalicão. “Já temos geminações estabelecidas com uma associação e Itália e outra da Croácia e esta é a primeira que fazemos com uma associação e Portugal”, adiantou.

A cerimónia de geminação contou ainda com as presenças do presidente da Federação das Associações de Dadores de Sangue de Portugal, Joaquim Silva; da vereadora da Saúde, Sofia Fernandes, e do presidente do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), António Barbosa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos