Siga-nos nas redes

Famalicão

Câmara de Famalicão mantém valor dos impostos municipais em 2022

Publicado

em

A Câmara de Famalicão vai manter o valor as taxas e dos impostos municipais em 2022. O pacote fiscal para o próximo ano foi aprovado esta quinta-feira pelo executivo camarário.

Depois de no ano passado ter descido os impostos, a maioria PSD/CDS que governa o Município volta a apostar na estabilidade fiscal.

No final da reunião em declarações aos jornalistas, o presidente Mário Passos salientou que nesta matéria é preciso “ser muito comedido, equilibrado, razoável e responsável”. “Por um lado, temos políticas de apoios sociais que queremos manter e estar preparados para novos desafios, pelo que temos de ter disponibilidade financeira; e, por outro lado, não queremos gastar recursos dos nossos filhos ou dos nossos netos, isto é, das gerações vindouras”, justificou.

Os vereadores do PS abstiveram-se porque consideram que havia margem para voltar a reduzir a carga fiscal. O socialista Paulo Folhadela lamentou que a maioria “não quisesse continuar esse caminho, neste tempo, com as circunstâncias especiais que ainda hoje vivemos.

Assim, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) vai continuar fixado nos 0,35% e as famílias com um, dois, três ou mais dependentes, vão beneficiar de uma dedução fixa de 20, 40 e 70 euros, respetivamente.

Quanto à Derrama, o vai continuar com uma taxa de 1,2% sobre o lucro das empresas, mas apenas para aquelas cujo volume de negócios seja superior a 250 mil euros. Todas as outras ficam isentas do pagamento.

Já à taxa de IRS mantém-se nos 4,5%, a mesma que havia sido fixada excecionalmente para o ano de pandemia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos