Siga-nos nas redes

Famalicão

Câmara de Famalicão vai desembolsar perto de 2 milhões de euros na construção de novas USF

Publicado

em

O Município Famalicão vai suportar uma despesa próxima dos 2 milhões de euros para garantir a construção e o apetrechamento das novas Unidades de Saúde Familiar (USF), em Joane e Calendário, isto para além do valor dos terrenos cedidos, avaliados em cerca de meio milhão de euros.
Na proposta de ratificação relativa à celebração de contratos-programa com a Administração Regional de Saúde do Norte referente às novas USF, é apresentada uma estimativa orçamental para o equipamento de Joane de 2,017 milhões de euros, dos quais 1,160 são suportados por verbas advindas da União Europeia. Já no caso de S. Miguel-o-Anjo, em Calendário, a estimativa orçamental é de 1,837 milhões de euros para um financiamento comunitário de 1,098 milhões de euros.
“Isto significa que, no total, o financiamento das duas USF vai custar cerca de 4 milhões de euros,  cabendo à Câmara Municipal um esforço superior a 40% do total da obra”, afirmou o presidente da Câmara, Mário Passos, aos jornalistas, no final da reunião do executivo desta quinta-feira, onde foi aprovada a proposta. 
“O Município de Famalicão apresenta uma saúde financeira que permite suportar estes encargos” referi ainda o edil, realçando que “as oportunidades não são para todos”, mas para “ quem está em condições de as agarrar”.
Recorde-se que a Câmara de Famalicão e a Administração Regional de Saúde do Norte celebraram, no passado mês de outubro, os contratos-programa que serviram de base para a apresentação de duas candidaturas ao PRR com vista à construção e apetrechamento destes dois novos equipamentos de cuidados de saúde primários. A autarquia famalicense compromete-se a elaborar o projeto de execução da obra, a promover a execução da empreitada, a assegurar a fiscalização da obra, assumindo ainda a candidatura às verbas do PRR.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES