Siga o OP nas redes

Famalicão

CHMA tem 91 doentes internados com covid-19

Publicado

em

A Ordem dos Enfermeiros Norte acusou, esta quinta-feira, a tutela de “fazer uma cortina de fumo” à informação sobre transferências de doentes no Norte do país e descreve “relatos dramáticos” de profissionais de Famalicão, Guimarães, Braga.

Também de acordo com dados da secção do Norte da Ordem dos Enfermeiros, os hospitais de Famalicão e de Guimarães “terão atingido o limite das suas capacidades” e “já transferiram doentes para o Santa Maria em Lisboa”.

“Nestas duas unidades hospitalares os serviços de internamento covid-19 estão cheios. Os serviços de urgência têm uma pressão brutal e não têm capacidade de resposta adequada, atempada e com qualidade. As equipas estão altamente deficitárias e esgotadas. Temos relatos de enfermeiros que estão a ficar doentes, que já não conseguem aguentar tantas horas porque lhes estão a ser pedidas horas extraordinárias”, descreveu João Paulo Carvalho.

A agência Lusa solicitou um ponto de situação ao Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), que inclui o hospital de Famalicão, tendo fonte desse hospital atribuído “eventuais transferências” para outros hospitais à “necessidade de cuidados diferenciados”.

A secção regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros de Braga também avançou à Lusa que vai pedir esclarecimentos sobre o internamento “num mesmo serviço de cuidados intensivos de doentes covid e não covid-19” no Hospital de Braga.

Confrontado com esta denúncia, o hospital de Braga respondeu à Lusa que “com o aumento do número de doentes críticos devido à covid-19, foi necessário expandir a capacidade de internamento numa nova área intensiva com separação efetiva entre doentes covid e não covid”.

Em comunicado, esta unidade hospitalar que acolhe hoje 97 doentes infetados com o novo coronavírus em enfermaria e 21 em cuidados intensivos, garantiu que são cumpridas “todas as normas de segurança e distanciamento entre doentes”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES

anuncie neste espaço > ligue +351252308147