Siga-nos nas redes

Famalicão

Alunos de Oliveira S. Mateus têm tempo de estudo autónomo na sala de aula

Publicado

em

A sala de aula dos alunos do 4º ano da Escola Básica de Oliveira S. Mateus é palco de uma atividade pedagógica denominada “Tempo de Estudo Autónomo (TEA)” que decorre quatro vezes por semana. 

Durante esse tempo, os alunos escolhem um dos quatro domínios – leitura, escrita, jogos matemáticos e ficheiros autocorretivos – e trabalham individualmente ou em parceria para treinar conhecimentos adquiridos e esclarecer dúvidas.

Nos jogos matemáticos desenvolvem o raciocínio, o cálculo mental e estratégias. Na leitura podem ler os livros a que têm acesso na sala. Na escrita dão asas à imaginação e escrevem poemas e fábulas. Nos ficheiros autocorretivos resolvem exercícios e praticam a autonomia quando recorrem às soluções para verificarem as suas respostas. 

A aluna Mariana Dias diz que aprender assim “é divertido”. “Nós é que escolhemos o que queremos trabalhar, desde que no final do mês tenhamos passado por todas as áreas. Parece um jogo”, acrescenta  

Paralelamente a todo este processo de TEA, a professora está disponível para esclarecer dúvidas de qualquer conteúdo lecionado e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos que se proponham a tal. “É nesta altura que dou apoio mais individualizado aos alunos que revelam mais dificuldades”, conta a professora Ana Correia, acrescentando que esta dinâmica de trabalho é o resultado de uma formação realizada no Movimento da Escola Moderna. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES