Siga o OP nas redes

Cultura

Cinema: “Noite perpétua” de Pedro Peralta venceu o Ymotion 2021

Publicado

em

“Noite Perpétua” foi a grande vencedora da edição de 2021 do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, promovido pela Câmara Municipal. A curta metragem, realizada por Pedro Peralta, venceu o Grande Prémio Joaquim de Almeida, no valor de 2.500 euros, e arrecadou ainda os prémios de Melhor Direção de Fotografia e de Melhor Interpretação para Matilde Couso de Arcos.

A gala final decorreu, no passado sábado à noite, no Centro de Estudos camilianos, em Seide, e ficou ainda marcada pela homenagem à atriz Maria João Bastos, que quis deixar uma mensagem aos jovens realizadores presentes na sala: “nunca deixem de sonhar, acreditem nos vossos sonhos que eles acabarão por se realizar”.

Nesta sétima edição do Ymotion, estiveram em competição cerca de 40 curtas-metragens desenvolvidas por jovens realizadores, um patamar que deixou satisfeito o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos. “Sete anos passados, Famalicão já é denominada a capital do cinema jovem em Portugal. Significa que a aposta que fizemos estava certa”, referiu.

Relativamente aos outros prémios que estavam em disputa, o de Melhor Argumento foi para a curta “A Rainha”, de Lúcia Pires; o de Melhor Documentário foi atribuído a “Fruto do Vosso Ventre”, de Fábio Silva”; a Melhor Animação foi para “Kuraru”, de Bruno Maravilha, Patrícia Santos e Tânia Teixeira. O Prémio do Público foi para “Submisso”, de Susana Silva, enquanto a curta “Os Ccães São Mais Bonitos Quando estão Molhados”, de Salvador Lobo Xavier, venceu o Prémio escolas Secundárias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES