Famalicão
Governo apoia agricultores de Famalicão afetados pelos incêndios de setembro
O Governo atualizou a lista de freguesias com explorações agrícolas afetadas pelos incêndios, no âmbito de um apoio total de 50 milhões de euros para a reposição da produção danificada. Entre essas freguesias estão algumas do concelho de Famalicão, concretamente, Fradelos, Requião, Vale S. Martinho, Vermoim e a União de Freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela.
Os incêndios ocorridos entre 10 e 12 de agosto e 3 e 20 de setembro foram reconhecidos como uma catástrofe natural, tendo o Governo determinado assim a atribuição de um apoio à reconstituição ou reposição do potencial produtivo danificado. Em Famalicão, os maiores fogos florestais aconteceram em setembro e são esses que estão contemplados no despacho publicado, na última segunda-feira, em Diário da República, com uma lista que abrange agora mais de 460 freguesias de vários concelhos do país.
Assim, no que diz respeito a Famalicão, a freguesia de Fradelos surge na lista por um incêndio ocorrido a 14 de setembro. Já nas restantes freguesias a ocorrência reporta-se ao incêndio de 17 de setembro.
O apoio concedido destina-se ao restabelecimento do potencial produtivo, que está inserido no Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020. O montante global do apoio disponível é de 50 milhões de euros. Os níveis de apoio estão repartidos por três escalões: 100% da despesa elegível até 10.000 euros; 85% da despesa elegível superior a 10.000 euros e até 50.000 euros; e 50% da despesa elegível superior a 50.000 euros e até 850.000 euros.
Recorde-se que entre os dias 14 e 18 de setembro, Famalicão registou 20 ocorrências relacionadas com focos de incêndio – entre novos focos e de operações de rescaldo – que obrigaram à intervenção das corporações de bombeiros, GNR, Sapadores Florestais e do Serviço Municipal de Proteção Civil, mobilizando uma centena de meios e mais de 400 operacionais.
A ocorrência mais preocupante registou-se no fim-de-semana, de 14 e 15 de setembro, com um fogo florestal que atravessou as freguesias de Requião, Vermoim e Vale S. Martinho ( e que consumiu mais de 100 hectares de área florestal, segundo dados fornecidos pela Câmara Municipal.
- Famalicão14 horas ago
CDU de Famalicão lamenta afastamento da ACIF na organização da animação natalícia
- Famalicão1 semana ago
Jorge Paulo Oliveira leva Posto da GNR de Famalicão ao Parlamento
- Cultura4 dias ago
Mário Cesariny Encontros regressam a 22 e 23 de novembro com Mário Laginha e Pedro Lamares
- Cultura1 semana ago
Cineclube exibe “Terra Queimada” na Casa das Artes