Famalicão
Aumento de atropelamentos leva à colocação de semáforos em duas vias da cidade
Num levantamento não exaustivo feito pelo OPINIÃO PÚBLICA, na semana de 7 a 14 de novembro foram atropeladas, pelo menos, sete pessoas no concelho de Famalicão, sendo que a maioria dos acidentes aconteceram no núcleo urbano.
A cronografia da nossa reportagem começa a 7 de novembro, em que um jovem foi atropelado por um veículo ligeiro, em plena Estrada Nacional 206, na freguesia de Vermoim. No dia seguinte, dia 8, um homem foi atropelado na Avenida Engenheiro Pinheiro Braga, na passadeira junto à farmácia, no acesso à rotunda de Santo António. Nesse mesmo dia, ao final tarde, outro atropelamento aconteceu na Avenida Marechal Humberto Delgado.
Passou mais um dia e a 9 de novembro volta a registar-se mais um atropelamento de uma mulher, na mesma passadeira da Avenida Engenheiro Pinheiro Braga.
No dia 10 de novembro, uma criança de quatro anos ficou gravemente ferida, depois de ser atropelada na freguesia de Bairro.
Voltamos ao centro da cidade, no dia 10, em que um veículo ligeiro colheu uma mulher na RuaArtur Cupertino de Miranda.
Passados quatro dias, a 14, um jovem de 24 anos foi atropelado por um veículo ligeiro, na rua de S. Vicente, em Gavião.
Recuando mais no tempo, a 30 de agosto, uma mulher de 77 anos acabou por falecer, depois de ter sofrido ferimentos graves resultantes de um atropelamento, por um veículo ligeiro, na mesma passadeira da Avenida Engenheiro Pinheiro Braga.
É certo que há diversos fatores a ter em conta, nomeadamente a chuva intensa que caiu no início de novembro, as distrações dos peões e automobilistas e o facto da maioria dos jovens andarem na rua com auriculares e ao telemóvel. Mas, olhando para estes dados crescentes, a Câmara Municipal vai semaforizar a Avenida Engenheiro Pinheiro Braga, Cuja a duplicação da via ainda está a ser concluída, e a Avenida de França.
A intenção é, como sublinhou a vereadora da Segurança Rodoviária ao OPINIÃO PÚBLICA, acautelar a segurança dos peões, especialmente na avenida junto ao tribunal de Famalicão, onde têm acontecido mais atropelamentos nos últimos tempos.
Assim, enquanto que as obras nesta via, que é de entrada e saída na cidade, não estiverem concluídas e instalado um semáforo definitivo junto à passagem dos peões, “vão ser colocadas lombas sinalizadoras junto à passadeira que fica imediatamente a seguir à rotunda Santo António”, frisa Sofia Fernandes.
Também na Avenida de França, dada a proximidade à área escolar e desportiva e dada a intensidade de veículos e peões nesta zona, também vão ser reforçados os semáforos nas passadeiras “e colocadas umas baías de descanso a meio das passadeiras para os peões com menos mobilidade”.
Entretanto, outra medida tomada recentemente pela autarquia é a colocação dos semáforos da Avenida Marechal Humberto Delgado a funcionar “a pedido”. Ou seja, o peão quando pretender atravessar a via na passadeira deve acionar o botão para os sinais passarem a vermelho.
Recorde-se que nesta via, que atravessa a centro da cidade, foi colocada, recentemente, uma rotunda provisória que permite que os automobilistas acedam, por exemplo, à Estação Rodoviária e a outros equipamentos.
No sentido de sensibilizar, Sofia Fernandes, que lamenta não ter acesso aos números oficiais, recorda ainda que as condições meteorológicas têm que ser um fator dissuasor. “Quando está muita chuva a visibilidade reduz e anoitece mais cedo e, por isso, as pessoas têm que redobrar os cuidados, os condutores e os peões”.
- Culturahá 5 dias
Mário Cesariny Encontros regressam a 22 e 23 de novembro com Mário Laginha e Pedro Lamares
- Famalicãohá 2 dias
CDU de Famalicão lamenta afastamento da ACIF na organização da animação natalícia
- Culturahá 1 semana
Cineclube exibe “Terra Queimada” na Casa das Artes
- Famalicãohá 4 dias
Jorge Paulo Oliveira leva criação das instâncias centrais no Tribunal de Famalicão ao Parlamento