Siga-nos nas redes

Famalicão

CDU reclama reabilitação da escola EB 2,3 Júlio Brandão

Publicado

em

A reabilitação da escola EB 2,3 Júlio Brandão foi o tema central de uma reunião entre uma delegação da CDU e o diretor do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, realizada na passada sexta-feira.

A delegação da coligação de esquerda, liderada por Tânia Silva, eleita da CDU na Assembleia Municipal, reuniu com Carlos Teixeira, no seguimento da aprovação na Assembleia da República de um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo reabilitar a EB 2,3 Júlio Brandão.

Nesse sentido, a CDU quis conhecer e compreender melhor quais as reais necessidades e problemas desta escola, que enfrenta há vários anos graves problemas de infraestrutura. Em comunicado, a CDU sublinha que estes problemas “afetam diariamente a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, sendo destacáveis infiltrações, falta de aquecimento, falta de condições nos laboratórios, necessidades de alargamento de espaço e necessidade de espaços adequados para a realização das aulas da disciplina de Educação Física e prática de Desporto Escolar”.

Para a coligação que integra o PCP e o PEV, “é urgente a requalificação da escola de forma a garantir o ensino público, gratuito e de qualidade que abril conquistou, direito consagrado na Constituição da República”.

A par dos problemas estruturais, a delegação encabeçada por Tânia Silva salienta ainda outra questão, transversal ao Agrupamento e a todas as escolas do país: a contratação de professores através de concursos “que resultam em condições de trabalho precárias, que não permitem a estabilidade destes profissionais, muitos deles deslocados das suas áreas de residência, sem contrato efetivo, situação que não valoriza a profissão docente”.

A CDU lamenta ainda que., para um universo de cerca de 3800 alunos, estejam colocados, através do Ministério da Educação, dois Psicólogos nos Serviços de Psicologia e Orientação, “número que fica aquém das reais necessidades de apoio à comunidade escolar e desafios impostos pela situação pandémica”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES