Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão inicia preparação das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril 

Publicado

em

A Comissão de Honra e a Comissão Científica, constituídas para preparar a programação das comemorações em Famalicão dos 50 anos do 25 de Abril, reuniram esta semana para partilhar opiniões e acertar estratégias. 

A Câmara Municipal já fez saber que quer fazer destas comemorações uma oportunidade para a valorização da liberdade, da democracia e do poder local. Por isso, a programação que está a ser preparada pelas referidas Comissões vai privilegiar a dimensão pedagógica, através de ações desenvolvidas em contexto de sala de aula, exposições e uma programação cultural alinhada com a temática, nomeadamente, através da programação da Casa das Artes.

O presidente da autarquia, Mário Passos, agradeceu o contributo e o envolvimento de todos, sinal do quanto continuam empenhados na promoção dos valores de abril”.

Recorde-se que a Comissão de Honra é constituída por um conjunto de personalidades famalicenses que se destacaram na oposição democrática, no desenrolar dos acontecimentos do 25 de Abril e no processo de consolidação democrática e de valorização do poder local. É o caso do capitão de Abril, coronel José Luís Bacelar, e de todos os presidentes de Câmara vivos do período democrático, assim como todos os presidentes da Assembleia Municipal. 

Em Famalicão, as comemorações do 50º aniversário da conquista da liberdade vão decorrer sobretudo em 2024, mas já arrancaram em novembro último com a realização do colóquio “De Famalicão para o Mundo: O 25 de Abril de 1974 – Significado de uma data histórica em Vila Nova de Famalicão” e com a inauguração da exposição “25 de abril de 1974. Quinta-feira”, da autoria de Alfredo Cunha, composta por fotografias captadas no dia em que aconteceu a Revolução dos Cravos, quando ainda era um jovem fotógrafo amador.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos