Famalicão
Alunos da Camilo participaram no Euroscola no Parlamento Europeu

Um grupo de alunos na escola Secundária Camilo Castelo Branco, sob a orientação dos professores Carla Machado e Paulo Tenreiro, participaram, no passado dia 5 de dezembro, na sessão do “Euroscola”, que se realizou no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
Este evento, centrado no tema “Proteção dos Direitos Humanos e Solidariedade: a Ambição da UE para um Mundo de Liberdade, Segurança e Justiça”, destacou-se como um marco no calendário educativo.
Segundo o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, os seus alunos destacaram-se pela sua “participação ativa e intervenções perspicazes” e tiveram a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre a União Europeia, em particular sobre os direitos dos cidadãos de viajar, viver, negociar e trabalhar em todo o território da União.
Na sessão, discutiu-se a importância da Carta dos Direitos Fundamentais, que consolida num único texto todos os direitos individuais, enfatizando princípios como a dignidade humana, liberdades fundamentais, igualdade, solidariedade, direitos dos cidadãos e justiça.
O debate focou-se também na área de liberdade, segurança e justiça da UE, conforme estipulado no Tratado de Lisboa, realçando a cooperação entre Estados-Membros e autoridades policiais em assuntos de imigração, asilo e controlo de fronteiras. Destacou-se a relevância de agências como a Europol, a Eurojust e a Frontex na supervisão de políticas nestas áreas.
“Através de um exercício de simulação, onde foram atribuídas pulseiras coloridas representando diferentes posições sobre propostas da UE, os alunos envolveram-se em debates intensos e construtivo”, referem os professores orientadores, realçando que “este exercício permitiu-lhes simular o trabalho dos Membros do Parlamento Europeu, debatendo e votando sobre as questões em discussão”.

- Famalicãohá 2 dias
Ministro da Educação inaugurou Centros Tecnológicos Especializados da Cior e da Camilo
- Famalicãohá 1 semana
CDS de Famalicão aprova coligação com o PSD para as autárquicas
- Famalicãohá 17 horas
Caso Matriz: Tribunal da Relação condena jovem que tinha sido absolvido
- Famalicãohá 1 semana
Antas e Abade Vermoim abre Loja Social para apoiar famílias carenciadas