Siga-nos nas redes

Famalicão

CHMA tem nova unidade dedicada à Saúde Mental

Publicado

em

O Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) tem uma nova unidade dedicada à saúde mental, localizada no Hospital de Santo Tirso e que foi inaugurada, esta quarta-feira, pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

O novo edifício alberga a Unidade de Apoio ao Serviço de Urgência e Cuidados de Saúde Primários na Área da Saúde Mental do CHMA e envolveu um investimento superior a 3,8 milhões de euros.

Na área da Saúde Mental, o edifício tem capacidade de internamento para 24 camas, e a criação e uma área de ambulatório para consultas e hospital de dia dirigida especialmente para os utentes dos concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa. Inclui, ainda, uma zona com 45 camas para onde será transferido o atual internamento de Medicina Interna daquele hospital.

Segundo o ministro da Saúde, após o período de formação dos profissionais já contratados, atualmente em curso, a nova unidade deverá entrar em funcionamento no próximo mês de janeiro.

Manuel Pizarro considerou que esta obra “é muito mais do que apenas um edifício, é uma mudança profundíssima” nas políticas direcionadas para a área da saúde mental.

Na sua intervenção, o presidente do Conselho de Administração do (CHMA), António Barbosa, realçou que “a criação de um serviço de saúde mental sempre foi um objetivo” daquele centro hospitalar, que serve as populações dos concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa”.

Presente na cerimónia o presidente da Câmara de santo Tirso, Alberto Costa, lembrou que o edifício agora inaugurado era uma “reivindicação antiga da população” e que “decisões políticas de um governo anterior impediram a concretização deste investimento” mais cedo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos