Siga-nos nas redes

Famalicão

Autarca de Cruz defende alterações ao projeto do Largo Senhor dos Aflitos

Publicado

em

O Largo Senhor dos Aflitos representa o coração da freguesia de Cruz e, por isso mesmo, vai ganhar uma nova vida. Não só em termos estéticos, como sobretudo funcionais, esta constitui-se como uma das prioridades do recém-eleito presidente da Junta de Freguesia, Manuel Soares.

Em entrevista ao programa Famalicão de Lés a Lés, da Fama Rádio e Televisão, o autarca explicou alguns dos objetivos que tem para a localidade, mas afirma que tem e terá sempre em conta “a opinião das gentes de Cruz”. A remodelação do Largo é precisamente a prova disso.

“O projeto de remodelação do Largo Senhor dos aflitos vai sofrer alterações. Ouvindo as gentes de Cruz, é comum a discordância acerca do projeto anteriormente apresentado. Atualmente, já estamos a fazer um estudo, extra Câmara Municipal, em função da opinião do povo”, começa por explicar o autarca.

Numa primeira fase será preparada a ligação à estrada nacional, com guias de entradas e saídas, algo que considera essencial devido à grande acumulação de veículos na zona, assim como a reposição das árvores que foram cortadas.

Manuel Soares salienta que, juntamente com a Câmara Municipal, verá quando poderá arrancar a primeira fase da obra, mas garante que “o Largo Senhor dos Aflitos vai ficar com a imagem que merece”.

Olhar a freguesia como um todo”

E como não só desta zona central se compõe a freguesia de Cruz, o autarca, de 65 anos, reitera que quer olhar “a freguesia como um todo” e já começou a dar passos para fomentar essa união. Admitindo que aquando da sua chegada ao cargo encontrou a freguesia “um pouco dividida”, Manuel Soares tem outros objetivos traçados que passam pela melhoria de algumas zonas que, até então, se encontram mais desleixadas.

É precisamente o caso da repavimentação da Rua Barroca e Cimo de Viga, bem como a ligação de saneamento entre o Bico de Baixo e o Bico de Cima, obras que trarão mais qualidade de vida aos habitantes.

A Escola Básica de Cruz também já começa a apresentar alguns sinais de degradação. A autarquia também pretende investir algumas verbas nesta infraestrutura para que o edifício possa acompanhar a qualidade reconhecida da escola.

Na mesma entrevista, o autarca refere que estas primeiras semanas no cargo têm sido dificultadas pela “herança de uma gestão desregulada” e que “a primeira verba recebida foi para pagar dívidas do executivo anterior”.

“Foi-nos deixado um saldo na ordem dos 31.500 euros, mas deixou-nos uma fatura de cerca de 12 mil euros, com um adiantamento de 4 mil euros, bem como outra fatura de 32 mil euros referente a setembro, e outra fatura de 12 mil euros referente a 11 de outubro”, especificou o novo autarca, acrescentando que “são faturas que ainda estão por liquidar e que são difíceis de saldar devido à gestão corrente, que diz respeito aos serviços essenciais para que a máquina funcione”.

Com a chegada do Natal, a Junta prevê levar a cabo um conjunto de iniciativas que passam por ajudar as famílias mais carenciadas, quer as sinalizadas quer aquelas onde a pobreza não é tão visível. Para isso, já foram solicitados alguns apoios junto dos bombeiros e de instituições, e serão também distribuídos os habitais cabazes cedidos pelo município.

Além disto, será realizado, no próximo sábado, 11 de dezembro, um encontro de coros de várias freguesias na Capela de Santo António. No fim de semana seguinte, a 18 e 19 de dezembro, decorrerá um mercadinho de Natal, no qual a população terá a oportunidade de vender alguns produtos artesanais.

Neste início de mandato, Manuel Soares salienta que quer ser “o presidente para todos os habitantes de Cruz” e apela a “todas as pessoas que tiverem alguma necessidade, que não tenham qualquer complexo em pedir apoio à Junta de Freguesia”, disponibilidade que se estende ao tecido associativo e à Igreja.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos