Famalicão
Famalicão avança com candidatura de 1,2 milhões de euros para requalificar quatro rios
A Câmara de Famalicão vai avançar com uma candidatura de mais de 1 milhão e 200 mil euros para recuperar a Bacia Hidrográfica do Ave.
Esta quinta-feira, foi aprovado, em reunião do executivo, a celebração e um protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente para apresentação de uma candidatura ao programa COMPETE 2020 que vai permitir a reabilitação das margens dos rios Ave, Pelhe e Guisande e ainda da ribeira de Beleco, em Ribeirão.
“São estes os quatro rios em que queremos começar a faze ruma abordagem de reabilitação das margens. Não serão concluídas em toda a sua extensão com esta candidatura, mas é um grande contributo que vai dar para que iniciamos este processo, muito importante para a proteção dos nossos rios”, referiu o presidente da Câmara, Mário passo, em declarações aos jornalistas, no final da reunião.
O plano de intervenção contempla a mitigação dos efeitos das cheias, a qualidade da água, a biodiversidade e a criação de percursos pedonais.
Com esta preservação, a autarquia tem também como objetivo criar condições de atratividade no território, nomeadamente no que concerne ao turismo de Natureza.
A perspectiva da autarquia é que obra avance já em 2022 e fique concluída no ano seguinte. Mário Passo adianta que já estão a ser desenvolvidos os projetos de execução para depois lançar a obra a concurso, logo que chegue a aprovação formal da candidatura. “Entre o próximo ano de 2022 e 2023 queremos concretizar este plano de obras nestes quatro rios”, afirma.
- Culturahá 1 semana
Festival BINNAR traz várias formas de artes a Famalicão
- Desportohá 3 dias
Badminton: irmãs Gonçalves revalidam o título de Campeãs Nacionais
- Famalicãohá 1 semana
PS reaviva ideia de Movimento Cívico pela construção de um novo hospital em Famalicão
- Famalicãohá 7 dias
Conferência “Ambientar-se” debate alterações climáticas em Famalicão