Famalicão
Requião: Largo de Santa Luzia requalificado para o “encontro da comunidade”
Está concluída e inaugurada a primeira fase da requalificação do Largo de Santa Luzia, em Requião, Famalicão.
Na passada sexta-feira, 8 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, assinalou a conclusão da primeira fase das obras de requalificação do Largo de Santa Luzia, cujo investimento rondou os 115 mil euros. A Câmara Municipal apoiou com 93 mil euros.
Recorde-se que o Largo de Santa Luzia sofreu recentemente obras de melhoramento que envolveram a demolição dos pavimentos e lancis existentes, a pavimentação da faixa de rodagem e execução de passeio, a criação de um novo caminho pedonal de acesso à Capela de Santa Luzia e o alinhamento do cruzeiro existente.
“Este espaço estava obsoleto. Já há mais de 20 anos que não sofria qualquer intervenção”, sublinhou o autarca local, na cerimónia, que juntou dezenas de populares.
Agora, segue-se a segunda fase, que deve arrancar no próximo ano. Esta é pelo menos a convicção do presidente da Junta, que quer ver “a continuidade da obra”. “Vamos avançar com o largo à frente, e intervir na rua de Santa Luzia”, explica Francisco Oliveira que conta novamente, para as obras que se seguem, com o apoio da autarquia.
“Este ano, até temos um orçamento agradável, mas não chega para tudo. A Câmara comprometeu-se connosco com algumas obras, mas esta é a prioritária”, frisou o autarca, alertando, desde já, que “a obra vai ser mais cara”.
Nesta segunda fase vai ser intervencionado o largo, a seguir ao adro e rua até “à santa lá em baixo”. “Levará um jardim no meio e, no lado direito, terá uma zona de jogos para as pessoas praticarem jogos tradicionais, bem como mesas de piquenique”.
“Uma obra que convoca a comunidade para o encontro”. Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Famalicão se referiu à intervenção inaugurada na sexta-feira. “Quanto mais interagirmos uns com os outros, melhores seres humanos seremos”. Quanto às obras que faltam realizar, Mário Passos deixou a garantia do apoio camarário. “Já tem havido conversas com a Junta de Freguesia, que também sinalizou a segunda fase como importante para esta comunidade. Sendo assim, também é um compromisso nosso e, obviamente, que vamos dar seguimento”.
- Famalicão2 dias ago
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Cultura1 semana ago
Casa das Artes de Famalicão estreia “Quem Cuida do Jardim”
- Economia2 dias ago
Rádios já conseguem medir audiências reais em FM
- Famalicão1 semana ago
3,7 milhões de luzes LED que vão iluminar Famalicão neste Natal