Famalicão
Arciprestado de Famalicão lança projeto de formação para os cristãos
O Arciprestado Famalicão vai desenvolver um projeto de formação contínua destinado aos agentes de pastoral, (catequistas, escuteiros, grupos de jovens, ministros extraordinários da comunhão, leitores, entre outros), mas também a todos os cristãos. O projeto intitula-se “reForma-te” e foi apresentado, esta quarta-feira, à imprensa.
“O que se pretende é proporcionar aos cristãos do arciprestado momentos de formação que ofereçam novas formas de criar sinergias para transformar as comunidades onde vivem e onde participam, por via do conhecimento que vão adquirindo, por via da partilha que vão realizando nos encontros e por via desta rede de cristãos que se junta e que se conhece melhor”, começou por explicar Joaquim Freitas, da Equipa de Formação do Arciprestado.
O projeto incluirá várias formações sobre diversos temas, espalhadas pelos anos pastorais, sendo que as duas primeiras já têm tema e data marcados. O arranque acontecerá já a 27 de dezembro, com uma formação e introdução à Bíblia, que terá como formador o padre Pablo Lima. Em meados de janeiro iniciará a segunda formação que terá como tema a espiritualidade e que será ministrada por Alexandre Freire.
“O nosso objetivo é realizar uma formação estruturada, por quadrimestres, presencial e online, que tente ter os melhores formadores e que responda às necessidades dos dias de hoje”, acrescenta Joaquim Freitas.
Nesse sentido, a equipa responsável está aberta a sugestões, “auscultando as comunidades, os participantes e os párocos, no sentido de perceber o que é mais pedido, para tentar responder àquilo que são as necessidades que os cristãos têm de saber mais, para melhor atuarem no quotidiano das suas comunidades”.
O arcipreste de Famalicão, padre Francisco Carreira, reforçou a ideia de que “esta formação é para todos e quer chegar a todos” e que não se limitará apenas à componente teórica, mas procurará ter uma vertente prática. “Começamos pela Bíblia porque esta será sempre a nossa base. A palavra de Deus será sempre o lugar de onde partimos para conhecer, mas, depois, também para agir”, enfatizou.
- Famalicão56 minutos ago
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicão1 semana ago
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão
- Famalicão2 dias ago
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Cultura1 semana ago
Casa das Artes de Famalicão estreia “Quem Cuida do Jardim”