Cultura
Associação Portuguesa de Museologia distingue museus de Famalicão
A Rede de Museus de Famalicão foi distinguida pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), com dois prémios e uma menção honrosa, no âmbito da 25ª edição da Cerimónia dos Prémios APOM, que se realizou na semana passada, em formato online.
A Fundação Cupertino de Miranda foi contemplada com dois prémios: na categoria de Prémio Incorporação, com o conjunto de 47 obras de Isabel Meyrelles e na categoria de Prémio Catálogo com a publicação do catálogo “Cruzeiro Seixas – Ao longo do longo caminho”.
O Roteiro “Famalicão Turismo Industrial”, que agrega três unidades museológicas da Rede de Museus famalicense – Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave; Museu do Automóvel e Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado – recebeu uma Menção Honrosa na categoria Informação Turística.
Refira-se que a edição deste ano contou com 208 candidaturas, envolvendo instituições de Portugal Continental e Regiões Autónomas. Assumiu também uma vertente marcadamente internacional, reconhecendo a excelência de projetos de exposição e divulgação cultural de Portugal no estrangeiro.
O Prémio Museu do Ano, o mais alto galardão da APOM, foi atribuído ao Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s Madeira.
Refira-se que a Associação Portuguesa de Museologia foi fundada em 1965 com o objetivo de servir a comunidade de profissionais de museus Portugueses. Foi a primeira organização profissional ligada aos Museus a ser fundada em Portugal. Hoje conta com cerca de duzentos sócios individuais e uma dezena de sócios institucionais.
- Culturahá 5 dias
Mário Cesariny Encontros regressam a 22 e 23 de novembro com Mário Laginha e Pedro Lamares
- Famalicãohá 1 dia
CDU de Famalicão lamenta afastamento da ACIF na organização da animação natalícia
- Culturahá 1 semana
Cineclube exibe “Terra Queimada” na Casa das Artes
- Famalicãohá 4 dias
Jorge Paulo Oliveira leva criação das instâncias centrais no Tribunal de Famalicão ao Parlamento