Famalicão
Lar S. João de Deus, em Gavião, com 67 infetados. Idosos estão assintomáticos
O Lar S. João de Deus, em Gavião, pertencente á Santa Casa da Misericórdia de Famalicão, regista um surto de Covid19 que conta, neste momento, com 55 utentes e 12 funcionários infetados, num total de 67.
Em declarações ao OPINIÃO PÚBLICA, o provedor da Misericórdia de Famalicão, Rui Maia, garantiu que todos os idosos estão, para já, assintomáticos e separados dos restantes. “Os funcionários infetados estão em casa, de quarentena, e alguns apresentam sintomas. Já os idosos, para já, estão todos bem”, referiu o responsável.
O primeiro caso de infeção foi detetado a 7 de dezembro, quando um utente, de 102 anos, teve que se dirigir ao hospital por motivos de saúde e foi testado para a Covid 19, tendo dado resultado positivo. Foram, depois, testados todos os utentes e funcionários, detetando-se a existência do surto.
A instituição tem o plano de contingência já em curso e os serviços do lar mantêm-se assegurados, graças “ao sacrifício e esforço dos nossos funcionários, que têm sido inexcedíveis”, sublinha Rui Maia.
Com menos os 12 funcionários, que se encontram em quarentena, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Famalicão reconhece que o trabalho ficou dificultado, mas garante que “toda a assistência continua a ser prestada aos utentes com a mesma qualidade”. Aliás, foram admitidas, “em SOS, duas ou três pessoas” para que garantir todos os serviços prestados. A Misericórdia de Famalicão é ainda proprietária do Lar Jorge Reis, na freguesia de Outiz, que até ao momento não registou qualquer caso de infeção entre os utentes. “Foram todos testados a semana passada e os resultados foram todos negativos”, revela Rui Maia.
- Famalicãohá 1 semana
Lions de Famalicão assinala Dia Mundial da Diabetes
- Famalicãohá 3 dias
PS promoveu magustos que mobilizaram “centenas de participantes”
- Famalicãohá 10 horas
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão