Siga-nos nas redes

Famalicão

Militantes famalicenses escolhem novo líder do PS no próximo sábado

Publicado

em

O Partido Socialista (PS) elege, esta sexta-feira e sábado, um novo líder nacional, que irá suceder a António Costa. Na Concelhia de Famalicão, as eleições internas decorrem no sábado, 16 de dezembro, entre as 10h00 e as 18h00, na sede do partido, em Famalicão.

Ao que o OPINIÃO PÚBLICA apurou, estão inscritos para votar em Famalicão cerca de mil militantes que vão escolher entre os três candidatos a secretário-geral do PS: Pedro Nuno Santos, José Luís Carneiro e Daniel Adrião.

É conhecido o apoio de alguns dirigentes e históricos do partido, quer a Pedro Nuno Santos, quer a José Luís Carneiro. É o caso do presidente da Concelhia, que é também vereador na Câmara Municipal e deputado à Assembleia da República, Eduardo Oliveira, que já manifestou publicamente o seu apoio a Pedro Nuno Santos, à semelhança dos líderes de outras nove Concelhias do distrito de Braga.

Mas, relativamente aos vereadores socialistas, apenas Eduardo Oliveira apoia Pedro Nuno Santos, os restantes três – Maria Augusta Santos, Paulo Folhadela e Juliana Santos – apoiam José Luís Carneiro.

A candidatura do ministro da Administração Interna conta também com o apoio do presidente da Junta de Vermoim, Bruno Cunha, mas, segundo fontes do partido, grande parte daqueles que se candidataram às freguesias pelo PS apoiam Pedro Nuno Santos.

A candidatura do ex-ministro das Infraestruturas também tem o apoio de Jorge Costa, líder da bancada do PS na Assembleia Municipal, bem como do presidente da Juventude Socialista de Famalicão e da coordenadora das Mulheres Socialistas.

O presidente da Federação Distrital de Braga do PS, Frederico Castro, também apoia Pedro Nuno Santos, mas o ex-presidente da Federação, o histórico Joaquim Barreto, está ao lado de José Luís Carneiro.

Por falar em históricos, é também conhecido o apoio dos famalicenses Fernando Moniz e Artur Lopes à candidatura de José Luís Carneiro.

As eleições internas decorrem, então, no próximo sábado e prometem ser renhidas, sobretudo entre estes dois candidatos, que além de concorrerem para o cargo de secretário geral do partido, concorrem também para serem o candidato do PS a primeiro-ministro nas eleições antecipadas marcadas para 10 de março do próximo ano.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos