Siga o OP nas redes

Famalicão

2021: Câmara de Famalicão não aumenta tarifas da água, saneamento e resíduos

Publicado

em

A Câmara de Famalicão não vai aumentar a fatura da água em 2021, mas os famalicenses vão sentir uma subida no valor a pagar por causa da taxa de gestão de resíduos que o Governo decidiu aumentar em 100%.

A atualização das tarifas relativas à agua, saneamento e resíduos para 2021 foi hoje debatida e aprovada em reunião do executivo camarário. Apesar das empresas Águas do Norte e a Resinorte terem decido aumentar entre 1 a 3% o serviço que prestam ao Município com a gestão do abastecimento de água, saneamento e resíduos, a autarquia decidiu não refletir esses aumentos na fatura dos munícipes, ao contrário do que tem acontecido em anos anteriores.

“São cerca de 200 mil euros que serão aliviados dos bolsos dos famalicenses e que a Câmara Municipal vai suportar, atendendo à difícil situação social e económica por que passam muitas famílias, devido á pandemia”, adiantou o presidente da Câmara, Paulo Cunha, aos jornalistas, no final da reunião.

O edil lamenta que o Governo “não tenha tido a mesma sensibilidade” e tenha decidido aumentar em 100% a taxa de gestão de resíduos. “Isto significa que a taxa passará para o dobro”, explica Paulo Cunha, adiantando que esse valor terá que ser refletido na fatura que é paga pelos munícipes “não só porque é incomportável para o Município, mas sobretudo porque o objetivo desta taxa é diminuir o lixo produzido pelos cidadãos, pelo que o seu valor terá que ser suportado por quem produz os resíduos”.

De resto, a decisão tomada pelo Governo relativamente a esta taxa foi, na altura, contestada por vários municípios, entre os quais Famalicão. Paulo Cunha revelou que escreveu uma carta ao ministro do Ambiente dando conta da sua discordância face à medida que considera de “extrema insensibilidade face ao período que atravessamos”. “O Governo baixa o IRS e outros impostos, mas depois aumenta taxas e taxinhas, os chamados impostos indiretos, indo por outras fontes ao bolso dos portugueses”, atira.   

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES

anuncie neste espaço > ligue +351252308147