Siga-nos nas redes

Famalicão

Entrega de cabazes reflete capacidade do município de trabalhar a “pobreza envergonhada”

Publicado

em

Nenhuma freguesia fica de fora. A Câmara Municipal de Famalicão começou, esta segunda-feira, 19 de dezembro, a distribuir os cabazes de Natal às famílias carenciadas de todas as freguesias do concelho. Num investimento de cerca de 95 mil euros para o município, o número de cabazes face ao ano anterior aumentou para 4700, o que, de acordo com Mário Passos, reflete a capacidade do município em trabalhar a “pobreza envergonhada”.

“Nesta época em particular, a época de Natal, nós queremos criar condições de igualdade de oportunidades para todos e a ceia de Natal é um bom exemplo disso mesmo”, começou por dizer Mário Passos. “Por outro lado, acrescentar que tem havido uma linha de tendência para que não só as famílias muito carenciadas tenham acesso a  estes e outros cabazes, mas também aqueles que têm um algum tipo de carência”, explicou o Autarca.

Sobre a identificação das famílias carenciadas, o presidente da câmara municipal de Famalicão afirma que “a nossa rede social, composta por muitas instituições e pela câmara municipal, tem sabido trabalhar a chamada pobreza envergonhada, seja ela de natureza permanente ou pontual (…). Tem havido o sigilo necessário por forma a que as famílias não sejam identificadas, caso não o queiram”.

Compostos por bacalhau, azeite e aletria, os cabazes são entregues às juntas de freguesia, que posteriormente, se assim o entenderem, adicionam outros ingredientes e oferecem os cabazes às famílias carenciadas das suas freguesias.

Na cerimónia simbólica de entrega dos cabazes que decorreu esta segunda-feira, 19 de dezembro, no edifício da Câmara Municipal de Famalicão, estiveram presentes os presidentes de junta da união das freguesias de Famalicão e Calendário, Estela Veloso, e de Vermoim, Bruno Cunha. Para a primeira seguiram 50 cabazes. Para a segunda, foram entregues 62 cabazes.

Este é um cabaz que pretende reunir as condições mínimas para as famílias poderem realizar a sua ceia de Natal, tendo em consideração que ao longo do ano, o município procede à entrega de cabazes de outros tipos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos