Cultura
Jovem pianista de Riba d’Ave arrecada cinco prémios internacionais
Maria João Gomes, de 23 anos, é natural de Riba d’Ave e arrecadou, neste mês de dezembro, cinco prémios internacionais em concursos musicais de Inglaterra, Polónia e Áustria.
A pianista ribadavense, aluna da Universidade do Minho, integra o DuoAppassionato, juntamente com o namorado, Pedro Travanca (fagote), que formaram há pouco mais de um mês e que neste curto espaço de tempo foi premiado por cinco vezes.
Em concreto, a dupla obteve o Prémio Especial de Musicalidade e o 1º lugar da categoria Dueto no “VanBach” (Londres, Inglaterra), o 2º lugar em Música de Câmara e o 3º lugar em Período Romântico no “Classical Stars” (Varsóvia, Polónia) e ainda o 3º lugar em Música de Câmara na “International Artists Competition” (Viena, Áustria).
“Estamos felizes e surpresos, pois nas categorias destes concursos online há dezenas e às vezes centenas de músicos de todo o mundo, logo é complicado chegar ao pódio”, diz Pedro Travanca, citado numa nota de imprensa enviada pela UMInho.
O duo aposta em reportório romântico do século XIX, como dos compositores Camille Saint-Saëns, Gabriel Grovlez e Edward Elgar. “É uma música intimista, calma, explora sons menos comuns e mostra de forma intensa o que cada um sabe e sente”, nota Maria João Gomes.
O próximo passo do dueto é entrar noutros concursos e realizar também concertos ao vivo, articulando com municípios e demais entidades.
Maria João Gomes e Pedro Travanca, licenciaram-se em Música pela UMinho e são finalistas do mestrado em Ensino de Música pela UMinho, orientados pelos professores Luís Pipa e Roberto Erculiani, respetivamente.
Maria João Gomes leciona piano na Academia de Música Fernando Matos, nas Taipas. Concluiu o secundário como Melhor Aluna do Centro de Cultura Musical. Venceu depois o Audience Award em +18 anos na “Rocky Mountain Competition” e a Platinum Medal em 20-22 anos na “International Music Competition”, ambas no Canadá. Ganhou também uma Bolsa de Mérito pela UMinho, o Prémio de Mérito Musical pela Junta de Freguesia de Riba d’Ave e pertence ao coro da Ópera na Academia e na Cidade.
- Culturahá 1 semana
Festival BINNAR traz várias formas de artes a Famalicão
- Desportohá 4 dias
Badminton: irmãs Gonçalves revalidam o título de Campeãs Nacionais
- Famalicãohá 1 semana
Conferência “Ambientar-se” debate alterações climáticas em Famalicão
- Famalicãohá 4 dias
Chega de Famalicão promove debate sobre cultura Woke