Famalicão
Fatura da água, saneamento e lixo sobe 1,8% (inflação). Câmara suporta restantes custos

A fatura da água, saneamento e resíduos vai aumentar 1,8% em Famalicão, o valor equivalente à inflação. Ao contrário de anos anteriores, em 2022, a Câmara Municipal não vai refletir nos munícipes o aumento do custo que as entidades prestadoras destes serviços cobram à autarquia.
Assim, na tarifa de água não há qualquer aumento para o consumidor, já as taxas de saneamento e recolha de resíduos, aumentam 1,8%, que é o valor da inflação.
A atualização das tarifas para o próximo ano foi aprovada, por maioria., na última reunião do executivo camarário, com voto contra dos vereadores do Partido Socialista.
O presidente da Câmara, Mário Passos, explicou, em declarações aos jornalistas, que “apesar da ERSAR, entidade que regula este setor a nível nacional, ter recomendados aos municípios que aumentassem os preços aos munícipes”, a Câmara de Famalicão “entendeu que não deveria sobrecarregar os famalicenses com isso, atendendo às circunstâncias atuais da pandemia”, suportando o Municípios os custos adicionais.
O edil lembra que o Município paga à empesa Águas do Norte a distribuição da água e o tratamento do saneamento e à Resinorte o tratamento dos resíduos. A isto acrescem os valores estabelecidos pelo Governo no que respeita à Taxa de Gestão de Resíduos, que aumenta 22%, e à Taxa de Recursos Hídricos, que também vai sofrer uma atualização.
As novas tarifas entram em vigor a 1 de janeiro.

- Famalicãohá 4 dias
Parlamento: Sofia Fernandes é efetiva nas comissões de Saúde e Assuntos Europeus
- Famalicãohá 3 dias
Candidaturas ao alojamento na Residência de Estudantes abrem a 1 de julho
- Famalicãohá 3 dias
PAN: Sandra Pimenta apresenta-se como candidata à Câmara convicta na sua eleição
- Famalicãohá 1 semana
Mário Passos quer segundo mandato para “proporcionar felicidade aos famalicenses”