Famalicão
Faleceu o advogado Joaquim Loureiro, homem dedicado à causa pública e à liberdade
Faleceu um dos mais conhecidos advogados famalicenses, Joaquim Loureiro, que foi também político e ativista contra a ditadura do Estado Novo.
Joaquim Loureiro tinha 87 anos. O velório realiza-se esta quinta-feira, 28 de dezembro pelas 9h30, na Igreja Matriz (antiga) de V. N. de Famalicão.
A missa de corpo presente realizar-se-á, pelas 15 horas; e, depois, será cremado no Cemitério de Braga.
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Joaquim da Silva Loureiro nasceu em Alcobaça, em 29 de maio de 1936. Desde os finais da década de 1950, foi um ativo apoiante da Oposição Democrática ao Estado Novo.
Após o 25 de Abril de 1974, aderiu ao Partido Socialista. Foi membro da Comissão Administrativa do Município de Famalicão presidida por José Carlos Marinho e vereador da Câmara Municipal de Famalicão entre 1976 e 1977. Eleito pelo PS, foi presidente da Assembleia Municipal nos anos 80. A nível associativo, esteve ligado à Quercus e ao Famalicense Atlético Clube. Em 2001, reapareceu na política, tendo sido eleito deputado à Assembleia Municipal pelo PS.
Foi também autor de vários livros, o último dos quais “O Estado Totalitário”, lançado em setembro de 2019 na Biblioteca Municipal de Famalicão.
Joaquim Loureiro foi também um homem ligado à imprensa. Integrou o Conselho Editorial fundador do Jornal Opinião Pública, onde foi cronista durante vários anos.
Câmara decreta luto municipal
O Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, decretou, esta quarta-feira, dia 27 de dezembro, dois dias de luto municipal pelo falecimento de Joaquim Loureiro, antigo presidente da Assembleia Municipal. A bandeira do Município nos Paços do Concelho estará a meia haste até ao dia de amanhã.
“Um lutador ativo pela liberdade e pela democracia que fez dele um dos presos políticos do Estado Novo. Nunca deixou de lutar pelos valores da democracia e da liberdade” escreveu Mário Passos nas suas redes sociais.
PS e Ordem dos Advogados falam na perda de “um grande homem”
O Concelhia de Famalicão do Partido Socialista reagiu, com pesar, à morte de Joaquim Loureiro. Na sua página de Facebook, o PS escreve “hoje faleceu um grande homem”.
“Joaquim Loureiro fica na história de Famalicão como um lutador e um dos grandes responsáveis pela fundação do Partido de Vila Nova de Famalicão”, diz ainda as Concelhia Socialista.
Também a Delegação e Famalicão da ordem dos Advogados publicou uma nota de pesar pelo falecimento de Joaquim Loureiro, afirmando que “Famalicão e os Advogados Famalicenses ficam bem mais pobres”. “Um homem e um colega de causas”, acrecsenta
Joaquim Loureiro inscreveu-se na Ordem dos Advogados em Julho de 1968, tendo, por mais do que uma vez, sido eleito para o cargo de presidente da Delegação de Famalicão
Na mesma nota a Delegação apresenta à família as mais sentidas condolências, neste momento de dor, à qual se associa.
- Famalicãohá 6 dias
PCP apresenta propostas para nó da A7 e ampliação do hospital de Famalicão
- Famalicãohá 1 dia
Nova Casa Mortuária de Gondifelos dá resposta a anseio da população
- Famalicãohá 6 dias
Eduardo Oliveira aponta a Saúde como uma das prioridades do PS
- Famalicãohá 6 dias
Distrital de Braga do CDS assinalou o 25 de Novembro em Famalicão