Siga-nos nas redes

Opinião

Já chega!

Publicado

em

Por António Cândido Oliveira

ACIDENTE FORA DA PASSADEIRA – Um acidente fora da passadeira tem consequências graves quase sempre porque o automobilista vem com excesso de velocidade ou pouca atenção. Há uma concorrência de culpas. E há muitos automobilistas que não respeitam a velocidade nem conduzem com a atenção devida. A segurança rodoviária no centro da cidade (Av. Carlos Bacelar, Av. Brasil, Av. Marechal Humberto Delgado, por exemplo) não está assegurada e a Câmara também tem culpa, por incúria na prevenção de acidentes naquelas avenidas!

ACIDENTE MORTAL – Ainda há poucos dias houve, numa destas vias, mais um acidente mortal. Existe um registo anual do número de acidentes graves nestas vias da cidade? Se não existe, deveria existir e ser divulgado pela Câmara Municipal com detalhe. Devemos lutar por uma cidade segura.

CASA SENADOR SOUSA FERNANDES ABANDONADA –  Foi através da obra “Famalicão através da sua toponímia” de João Afonso Machado e David Vieira de Castro que fiquei a saber que o prédio que fica junto do Arquivo Municipal Alberto Sampaio foi propriedade do Senador Sousa Fernandes e só, muito mais tarde, do médico que bem conheci com o mesmo nome. A casa foi adquirida pelo município (e bem) com a intenção de se fazer ali o Arquivo e seria o melhor lugar para este dada a sua extensão. Razões, talvez mesquinhas, impediram que tal sucedesse. Importa reabilitar aquele edifício quanto antes e dar-lhe uma boa utilização. O Senador Sousa Fernandes merece. Será preciso fazer um concurso de ideias? Não me parecia mal. Abandono do prédio é que não.

CADA E PAN – A CADA é a Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (www.cada.pt) a quem os cidadãos se devem dirigir quando a Administração Pública em geral e a local em particular pratica ilegalidades, por não cumprir os seus deveres. Foi o que fez, com inteiro êxito, o partido PAN perante a recusa da Câmara Municipal de facultar todos os documentos relativos à Central Fotovoltaica de Outiz-Gemunde-Vilarinho das Cambas, como os meios de comunicação social seguramente relatarão e a este assunto esperamos voltar.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL – Compete à Assembleia Municipal tomar as principais deliberações do município e fiscalizar a atividade da Câmara. Julgo que ela está a falhar e muito neste seu último dever. Precisamos de uma AM de Famalicão muito mais ativa e melhor organizada. A propósito de organização e atividade veja-se o que se fez na AM de Barcelos em muito pouco tempo. Leiam o artigo do seu presidente Fernando Santos Pereira publicado na Revista das Assembleias Municipais e dos Eleitos Locais que acaba de sair e está ao dispor de todos os deputados municipais.

GREVES NAS ESCOLAS PÚBLICAS – Já chega! (Avizinham-se tempos difíceis, seja qual for o Governo, na Saúde, na Educação, na Justiça e na Administração Pública, em geral e não é com greves indefinidas, que prejudicam principalmente os cidadãos, que os problemas se resolverão).

ÁRVORES – É de aplaudir o que fez o vereador do Ambiente Hélder Pereira em ligação com a UTAD por causa das árvores que caíram em Joane e Famalicão há algumas semanas. Esperamos voltar a este assunto e ao mais geral das árvores e da floresta.

ASSUNTOS – Assuntos do nosso concelho, um dos vinte maiores do país, não faltam. O que falta é tempo e espaço para os tratar. E como era bom que mais famalicenses escrevessem sobre os problemas do nosso município para ajudar a resolvê-los.

UCRÂNIA – É preciso trabalhar pela Paz. A dificuldade é saber como a conseguir. Mas sem desistir, lutando sempre por ela.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos