Siga-nos nas redes

Opinião

Política nacional e local

Publicado

em

Por António Cândido Oliveira

PSD – É muito raro escrever sobre política nacional, mas hoje é exceção. Permitam-me que diga que é importante para a democracia que o PSD se mantenha como um grande partido a nível nacional, pois sou adepto de dois partidos fortes ao centro (um mais à esquerda outro mais à direita) sem prejuízo de representação minoritária de outras forças políticas.

PS Local – Se o PS obteve o resultado que obteve a nível nacional e local (Famalicão), se o PS é um grande partido nacional, não se justifica que esteja largamente afastado do poder em Famalicão há mais de 20 anos. Isto revela uma debilidade que obriga a urgente reflexão. Repare-se que um dos argumentos utilizados para afastar o PS do governo no nosso concelho em 2001, foi o de que já estava no poder há mais de 19 anos consecutivos. O PSD vai a caminho de 24.

PARTIDOS – Os partidos, desde logo os maiores, que não se iludam. Se não tiverem uma vida interna verdadeiramente democrática, se não cuidarem da formação política e não conseguirem acolher bons cidadãos e cidadãs como militantes e simpatizantes em cada concelho a nossa democracia viverá tempos difíceis.

BOLETIM MUNICIPAL –  Saiu há muito pouco tempo um denominado “Boletim Municipal” de Famalicão. Merece severas críticas do ponto de vista democrático. Ele tem uma finalidade que não é a que este exibe. É preciso ler o artigo 56.º da Lei n.º 75/2013, de 13 de setembro. Esperamos voltar a falar dele.

HISTÓRIA RECENTE – Estou a ler calmamente e com muito interesse o livro “Na Senda do Passado” (1954- 1958) da autoria da Drª Teresa Mesquita com base em textos do Jornal de Famalicão. Conseguimos informação sobre o nosso concelho que é muito útil, mesmo para o tempo de hoje. Foi já publicado um outro volume de “Senda do Passado” relativo a 1959-1963 e merecerá seguramente também leitura atenta. Pena que não tenhamos ainda informação de 1949-1954, pois foi um período importante e o Jornal de Famalicão surgiu em 1949. Ela surgirá, certamente.

JORGE MOREIRA DA SILVA – Vale a pena ler “Dire(i)to ao Futuro. Por um mundo mais justo, mais verde e mais seguro” (setembro de 2021) do famalicense Jorge Moreira da Silva. Abre horizontes e aprende-se muito. URGENTE- Faz muita falta a chuva! Dizia o Dr. Pinguinha (só uma), médico veterinário que serviu o nosso concelho durante muitos anos que “água é vida”, insurgindo-se contra aqueles que rapidamente se aborreciam com o tempo chuvoso. Temos tido um outono-inverno muito, muito seco.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos