Siga-nos nas redes

Opinião

O nosso hospital ameaçado!

Publicado

em

Por António Cândido Oliveira

REUNIÃO DE CÂMARA DE 9 DE FEVEREIRO – Alertado por uma notícia do OP que anunciava, em primeira página, boas notícias para o nosso Hospital (melhores acessos e novo parque de estacionamento), assisti a uma parte da reunião de câmara de 9 de fevereiro de 2023 e as boas notícias desapareceram e dela trouxe motivos de muita preocupação.

ELEITOS LOCAIS – Importa dizer que não ponho em causa as boas intenções e a vontade de acertar dos onze vereadores que compõem a Câmara, quer dos sete da maioria, quer dos quatro da minoria, os primeiros tendo a seu cargo o governo do município, os segundos atentos, apoiando o que for de apoiar e criticando o que for de criticar; o que me preocupa são as ações, os resultados.

URBANIZAÇÃO DA QUINTA DOS CARVALHOS – Na reunião de câmara municipal acima referida foi aprovada por maioria (abstenção do PS) a delimitação de uma unidade de execução para urbanizar a antiga “Quinta dos Carvalhos” que a Avenida 9 de Julho cortou a meio. Para refazer a ligação e facilitar a circulação naquele local está prevista a construção de uma rotunda nesta avenida.

A ROTUNDA DA AV. 9 DE JULHO – Uma rotunda na extensa Avenida 9 de Julho (aquela que liga a Rotunda de Santo António à Rotunda do Marco, em Brufe), a fazer um pouco acima do posto de gasolina GALP da TOYOTA, justifica-se perfeitamente para facilitar o trânsito dos moradores de Santo Adrião, Talvai, parte de Mões e até de Mouquim para o centro da cidade. Ela deve ser feita. Só que essa rotunda na forma como está prevista não facilita o acesso ao Hospital como se apregoa, dificulta-o. Seria bom que a página oficial do município desse, desde já, largo destaque a esta unidade de execução, possibilitando a consulta fácil por parte dos munícipes. É um dever da câmara se quer fazer tudo com transparência, como o seu Presidente afirmou. Veremos!

ACESSO AO HOSPITAL – O acesso ao Hospital ficaria facilitado com a nova rotunda se o trânsito fosse reservado para esse acesso e para um parque de estacionamento amplo a fazer nas traseiras da Rua Vasco de Carvalho de apoio ao Hospital. Se, pelo contrário, se abrir o trânsito para acesso, não só ao Hospital como ao centro da cidade, vai-se obstruir tudo. Não é possível fazer simultaneamente o escoamento fácil de ambos. Basta visitar o local. A via que virá da rotunda da 9 de Julho irá entroncar na Rua Norton de Matos e tem pela frente um sentido de trânsito proibido. Uma ambulância que precise de ir para a urgência terá de dar uma volta completa ao Hospital, percorrendo a Rua Vasco Carvalho, a Rua Amadeu Mesquita, a Rua Cupertino de Miranda e entrar na Rua Norton de Matos no sentido norte. Por sua vez, o mesmo circuito terão de fazer os automobilistas até ao fim da Rua Amadeu Mesquita, onde serão presenteados com um sinal de “STOP”, antes de chegar à rotunda do Ovo.

SUPERFÍCIE COMERCIAL – Pior ainda! Anuncia-se para as traseiras da Rua Vasco Carvalho uma nova superfície comercial (mais uma!) e fácil é concluir que o acesso ao Hospital também por essa razão ficará tudo menos facilitado e o próprio Hospital será amputado de um espaço que lhe deveria ser inteiramente dedicado.

DISCUSSÃO PÚBLICA – Esta unidade de execução deveria ser objeto de uma ampla discussão pública e ao que tudo indica não vai. Não é no prazo mínimo de 20 dias que se discute um problema com esta dimensão. Uma vez que não houve até agora a discussão informal que deveria ter existido sobre este assunto o mínimo de discussão pública oficial deveria ser de 60 dias. Não vai ser! A superfície comercial comandará os prazos e quer pressa. Quando dermos por ela, quer a superfície comercial, quer a rotunda estarão construídas, o resto não importa.  Bem gostaríamos de estar enganados!

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos