Opinião
Hospital: precisamos de agir!
APELO – Este artigo é um apelo. Um apelo aos famalicenses que querem o bem da sua terra para fazer tudo o que estiver ao seu alcance para proteger, melhorar e ampliar o nosso Hospital. Nós não precisamos de uma superfície comercial, nem de mais circulação de veículos junto do Hospital. Do que precisamos é de alargar o espaço a este dedicado.
ALARGAR O HOSPITAL – O Hospital pode e deve crescer para Norte (parte detrás), pois tem espaço próprio seu, que tal permite. É preciso pensar nisso, desde já. Com o contributo do Governo, claro, pois o Hospital pertence à Administração Central, mas com a pressão legítima dos famalicenses que precisam de um hospital melhor e maior. Precisamos de agir para sermos ouvidos pelo Governo, seja este ou qualquer outro que se lhe seguir.
MAIS ESPAÇO – Mas não basta crescer para Norte. É preciso que o espaço que está livre a Norte da Rua Vasco Carvalho seja utilizado para benefício do Hospital. É espaço adequado para criar uma estrutura de apoio (p. ex. edifício para receber doentes que não precisem de internamento com cuidados especiais e outras valências), podendo haver outras alternativas desde que dedicadas ao serviço do hospital.
APOIO AO HOSPITAL – É esse um espaço adequado também para construção de habitações para médicos ou enfermeiros de modo a atraí-los para trabalhar no nosso hospital. O arrendamento dessas habitações em condições especiais (enquanto os arrendatários estivessem ao serviço do hospital) poderia ser muito útil e com benefício para senhorios e arrendatários.
ESTACIONAMENTO – Finalmente, ainda haveria espaço para estacionamento de veículos de pessoal que trabalhasse no hospital ou pretendesse visitar doentes, restringindo ao mesmo tempo fortemente o estacionamento à volta do Hospital. As ruas à volta do Hospital deveriam estar livres de estacionamento para uma fácil circulação de veículos a ele destinados e para casos de emergência como graves acidentes ou mesmo catástrofes sempre possíveis e temíveis.
TUDO ESTÁ EM PERIGO – Tudo isto será prejudicado se for aprovada a unidade de execução que vai entrar em discussão pública nos próximos dias por um período de tempo limitadíssimo (20 dias úteis). Nessa unidade de execução prevê-se, a norte da Rua Vasco de Carvalho, a instalação de mais uma superfície comercial na cidade e o aumento do trânsito em direção ao Hospital sem possibilidade de escoamento. Isto não é admissível. Em 20 dias nem será possível informar os mais de 100.000 famalicenses do que está em causa nesta urbanização, quanto mais formarem uma opinião. Fazer tudo à pressa, não!
AGIR – É hora de os famalicenses se pronunciarem sem perda de tempo, para que as gerações futuras não nos acusem de desleixo na defesa dos cuidados de saúde dos famalicenses. Para que não nos acusem de falta de visão!
- Famalicão6 horas ago
Mercado Municipal de Famalicão volta a receber campanha de adoção de árvores
- Famalicão1 semana ago
PCP de Famalicão elege delegados ao congresso nacional do partido
- Famalicão3 dias ago
Igreja Cristã de Famalicão promove concerto de Natal na Casa das Artes
- Sociedade53 minutos ago
Câmara adia início das obras no Campo da Feira para janeiro e reduz taxas aos feirantes