Opinião
Reflorestação concelhia: tarefa necessária
O município de Vila Real vai plantar um milhão de árvores para reflorestar o concelho. A informação que vi, neste domingo de tarde, dia 7.3.2021, na TV era acompanhada de imagens da plantação de 5.000 árvores com o vereador da proteção civil de Vila Real a explicar o que se pretendia, esclarecendo que as árvores a plantar eram autóctones e entre elas o carvalho, espécie resistente ao fogo.
Também fiquei a saber que em Lisboa a área florestal de Monsanto no meio da cidade foi plantada numa zona da cidade sem árvores, imprópria para a agricultura nos anos trinta do século passado por iniciativa do Ministro Duarte Pacheco
E o nosso município?
Todos sabemos como tem ardido, ano a ano, boa parte da nossa área florestal.
Enviei há dias um pedido de informação sobre diversos assuntos de interesse concelhio e entre eles o da nossa área florestal. Não obtive resposta. Vou insistir, pedindo prioridade para esta área.
O nosso concelho tem 200 Km2. Destes, em 2006, se os dados que temos estão certos, 64,42Km2 constituíam área florestal e cerca de 66 Km2 área agrícola.
Importa saber: qual é a nossa área florestal atual? Como tem evoluído desde as últimas décadas? Está em curso a reflorestação por iniciativa do município? E essa reflorestação tem em vista a qualificação e diversificação?
Tentaremos saber para dar notícia.
PS – Não há democracia e, assim, também democracia local sem informação. Prestar informação aos cidadãos é um dever dos órgãos de poder.
- Famalicãohá 19 horas
Mercado Municipal de Famalicão volta a receber campanha de adoção de árvores
- Famalicãohá 1 semana
PCP de Famalicão elege delegados ao congresso nacional do partido
- Famalicãohá 4 dias
Igreja Cristã de Famalicão promove concerto de Natal na Casa das Artes
- Sociedadehá 14 horas
Câmara adia início das obras no Campo da Feira para janeiro e reduz taxas aos feirantes