Siga-nos nas redes

Opinião

Urbanização junto do Hospital em debate

Publicado

em

Por António Cândido Oliveira

SESSÃO PÚBLICA – Por sugestão dos vereadores do Partido Socialista decorreu, no dia 20 de março de 2023, na sala da Assembleia Municipal,  pelas 18horas, uma sessão presencial de debate sobre a proposta de unidade de execução junto do Hospital. Temos, em Famalicão, pouca prática de discussões públicas presenciais em matéria de urbanismo e, por isso, foi bom vermos mais de vinte pessoas presentes num debate muito participado que  durou mais de duas horas.

PRESENÇAS – De registar com agrado a presença dos promotores desta urbanização, que envolve, desde logo, a abertura de uma ampla rotunda na Avenida 9 de Julho logo a seguir ao posto de abastecimento da GALP, bem como de, pelo menos, um dos proprietários daqueles terrenos, de arquitetos da cidade, de moradores vizinhos do local, de três vereadores do Partido Socialista e de um membro do PAN.

AUSÊNCIAS – Custa verificar que, pelo contrário, nem um dos vereadores da maioria da Câmara Municipal esteve presente, nem um representante do conselho de administração do Hospital (apesar do efeito que esta urbanização terá sobre este), nem da mesa da Santa Casa da Misericórdia (a quem o Hospital pertence)  e, que saibamos, nem da ACIF. Esta sessão era pública e não de convites e a não presença demonstra aparentemente um desinteresse que deve ser registado. Dos meios de comunicação social registamos, pelo menos, a presença do Opinião Pública-FamaTV.

OPINIÕES –  As opiniões dividiram-se durante o debate, mas foram largamente maioritárias as críticas feitas pelo público presente. Congestionamento de trânsito naquela zona. Mais duas prováveis   superfícies comerciais (uma do tipo Aldi ou Pingo Doce e outra do  tipo Burgerking). Também foi referida a falta de exposição solar nos prédios a construir do lado de Talvai, além de outras observações críticas, nomeadamente no domínio ambiental. VISITA AO LOCAL  – A Arquitecta Francisca Magalhães é uma qualificada profissional que tendo ideias bem próprias sobre a cidade, sabe distinguir os aspectos técnicos (que são da sua responsabilidade) dos políticos e assim manteve-se no seu lado técnico, respondendo às críticas feitas à proposta. Como Directora do Departamento de Urbanismo sabe o que é a função de uma discussão pública e está sempre disponível para ouvir o público, cumprindo o seu dever. Assim vai ser possível ir ao local pelas 17h da próxima 6ª feira (dia 24) para verificar o que ali resultará da urbanização prevista. É uma visita aberta a todos para enriquecer o período de discussão pública que pelas alterações, entretanto, feitas na proposta, deveria  ser alargado. O prazo de 20 dias úteis é muito escasso. Mal dá para obter informação, quanto mais para formar opinião.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos