Siga-nos nas redes

Opinião

Estado do concelho

Publicado

em

Por António Cândido Oliveira

ESTADO DO CONCELHO – Vamos ter esta semana um Debate da Nação na Assembleia da República. Deveríamos ter no município um Debate do Concelho. Temos um território de mais de 200 Km2 e uma população de cerca de 130.000 habitantes e os nossos problemas são muitos. Seria bom debatê-los.

PROBLEMAS PRINCIPAIS – Se me perguntassem quais são os principais problemas do município, hierarquizando-os, não saberia responder. Não temos o hábito de pensar em grande o nosso município e ficamos quase sempre pelos pequenos e mais visíveis problemas e isso não é bom.

FAMALICENSES QUE SABEM –  Há munícipes que conhecem bem o nosso município e era importante saber o que pensam sobre esta matéria. Certamente que nem todos têm a mesma opinião, mas também isso enriqueceria o debate. Já se reparou que na imprensa local há pouca opinião pública famalicense? Que muito poucos escrevem sobre os nossos grandes problemas? É pena e é preciso combater essa passividade.

ENTREVISTAS – Talvez uma forma de a ultrapassar fosse a iniciativa por parte da imprensa e ao mesmo tempo de outros meios de comunicação social de entrevistar famalicenses que têm conhecimento e opinião sobre o nosso concelho.

PEQUENAS COISAS – Enquanto não tratamos dos principais assuntos do concelho vamos falando de pequenas coisas, que mesmo assim têm importância.

RESTAURO DE CASAS – Na cidade existe um bom número de casas que foram restauradas e bem restauradas, enriquecendo a cidade. Mas existem outras que precisam de intervenção urgente. Umas porque ameaçam ruína, outras, porque estando pintadas por fora (Casa dos 7 Velhos, na rua Narciso Ferreira, por exemplo) ou tapadas por telas de publicidade camarária (Casa José Martinho Carneiro, junto do Mercado) estão ocas por dentro.

GESTORA DO CENTRO URBANO – Lembram-se que foi anunciada uma gestora do centro urbano para ouvir os munícipes e contribuir para resolver os problemas que fossem surgindo? Por onde anda ela ou ele?

RESTAURO DA NATUREZA – Foi aprovada há dias no Parlamento Europeu uma lei de restauro da natureza que tem por finalidade exactamente recuperar os danos que na Europa fizemos à natureza. Boa lei que deve merecer toda a atenção e que deve ser aplicada não só no nosso país como no nosso município. Eis um grande problema.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos