Famalicão
Obras no centro da cidade
Por António Cândido Oliveira
OBRAS NO HOTEL GARANTIA – 18 DE JUNHO DE 2023 – Neste dia, nos taipais das obras do ex-Hotel Garantia, foram colocadas informações úteis sobre as obras que ali estão em curso. É assim que se deve proceder. Expor publicamente o que se vai fazer, porque não se teme a opinião pública, antes a aceita e se aproveita para fazer legítima publicidade. A primeira impressão (de um leigo em arquitectura) é boa e o facto de o projecto ter a assinatura do Arq.to Noé Diniz é uma garantia.
HABITAÇÃO NO CENTRO DA CIDADE – Um dos aspectos mais interessantes da obra do Garantia é o facto de trazer habitação para o centro da cidade. O outro, igualmente importante, é o respeito pelo edifício antigo e pela cércea envolvente.
CÉRCEAS – Tivéssemos respeitado as cérceas envolventes na Praça D. Maria II e teríamos um centro da cidade muito mais bonito. Olhem com atenção para a Praça (antigo Campo da Feira) e verão uma harmonia que foi desfeita, a norte, pelo prédio que fez desaparecer a Confeitaria Bezerra e o Salão Olímpia e a poente por um conjunto de edifícios altos e esguios que igualmente não respeitam a cércea daquela Praça.
HISTÓRIA DO URBANISMO DA CIDADE – Só a história do crescimento urbano da cidade poderia explicar o que, ao longo do tempo, se fez bem feito, o que em boa hora se travou e os erros cometidos. Quando se fará essa história?
SOS PRÉDIO EM PERIGO DE RUIR – Não me canso de dizer que é uma pena deixar ruir o prédio da ala nascente da Rua Cons. Santos Viegas que foi em tempos sede provisória da Câmara Municipal e que tem uma das mais altas e bonitas portas de madeira da cidade. Importa fazer algo o quanto antes!
ÁRVORES NA GRANDE AVENIDA – Temos na cidade uma avenida com quase dois quilómetros e com três nomes. Começa a poente, na longa Avenida da Estação (Avenida 25 de Abril), que tem plátanos frondosos, que boa sombra fazem e contribuem para melhorar o ambiente. Continua na Avenida Narciso Ferreira (mais pequena) com tílias igualmente frondosas e bonitas. Prossegue para poente na Avenida do Brasil também longa, que tem um tipo de árvores exóticas que precisam que alguém justifique porque foram ali plantadas. Até pode haver razão para tal, mas é preciso conhecê-las e não se conhecem.
FAMATV – JOÃO FARIA DE SÁ – Li na FAMATV que João Faria de Sá, de Vila Nova de Famalicão (Braga), esteve no campo de concentração de Buchenwald, na Alemanha. Alguém sabe quem foi? Alguém está a averiguar? É preciso!
CIDADÃOS ACTIVOS – Uma democracia só se faz com cidadãos ativos. Ativos a nível nacional, regional e local. Precisamos deles, particularmente a nível local. Os meios de comunicação social são preciosos para conhecermos esses cidadãos. Participem!
- Desportohá 5 dias
AD Ninense: “Queremos praticar um futebol mais competitivo”
- Desportohá 5 dias
AD Ninense: “Queremos uma equipa competitiva”
- Desportohá 5 dias
Câmara de Famalicão adjudica construção da pista de atletismo por 6,2 milhões de euros
- Sociedadehá 2 dias
Incêndio de Vermoim consumiu cerca de 80 hectares de mato e floresta