Opinião
Inquérito, Eleições no PS e Estádio
Por António Cândido Oliveira
OPOSIÇÃO EXISTE? – Existe oposição em Famalicão? Se existir vamos ter um inquérito às obras do centro da cidade. Vamos saber quem teve a responsabilidade pelo “erro técnico” na construção da pala e vamos saber, entre outras coisas, as razões do desconhecimento das infraestruturas subterrâneas do lado nascente do antigo campo da feira em frente ao restaurante Tanoeiro, ao Dom Brasas, à Confeitaria Bom Gosto (lado sul) e até ao virar da esquina em direcção à Rua Alves Roçadas. Vamos saber no fundo, por que derraparam no prazo e nos custos (mais de um milhão de euros, ao que parece) as obras do “centro histórico” e de quem é a responsabilidade.
A OPOSIÇÃO DA CÂMARA – E se a câmara que deveria ser a primeira a exigir esse inquérito se opuser à sua realização? Se tal suceder, ficamos a saber que a maioria que nos governa na câmara e na assembleia municipal teme a verdade.
GESTOR DO CENTRO URBANO X – Ficamos a saber também na semana passada que entrou em funções no dia 3 de agosto de 2022 um “gestor do centro urbano” para “organizar, disciplinar, absolutamente tudo. Não só o trânsito, como a limpeza, a higienização, o policiamento, absolutamente tudo o que disser respeito ao centro urbano”. Não foi anunciado, como era obrigatório, o seu nome. Podemos chamar-lhe o Gestor X. Veremos o que vai fazer.
O GESTOR QUE NÃO TIVEMOS – Do que precisávamos e não tivemos era de um responsável nomeado pelo município que, desde o início, acompanhasse as obras do mercado e do antigo campo da feira, observando, prevenindo e fazendo reparos para que elas decorressem como estava programado e sem os defeitos que já apresenta.
ELEIÇÕES NO PS – Uma disputa eleitoral no PS de Famalicão não é de temer, mas de saudar. O que importa é que seja uma luta de ideias e não de pessoas (Eduardo Oliveira/Bruno Cunha). Importa também que seja uma luta democrática exemplar.
ELEIÇÕES EXEMPLARES – Mal será apenas se o derrotado nas eleições vier dizer que as eleições não foram limpas. O PS (como, aliás, o PSD) têm em Famalicão um historial triste neste domínio. E deseja-se principalmente que o PS não repita o triste exemplo de 2001 com um fractura interna cujos efeitos ainda hoje se sentem.
ESTÁDIO NOVO – Um estádio novo em Famalicão? Será que “está na mesa” para uma câmara que se apresentou a eleições em 2021 com um projecto ecológico para o município a construção de um novo estádio municipal? Não haverá outras largas dezenas de prioridades? Será mesmo que com um estádio, como o de Braga ou de Guimarães, o Famalicão deixa de “estagnar” e vai passar a ganhar campeonatos?
- Famalicãohá 3 dias
Câmara aprova declaração de “interesse público” para desbloquear Multiusos de Fradelos
- Culturahá 1 semana
Espetáculo inspirado na Queima do Judas vence Programar em Rede
- Culturahá 2 dias
Vencedores do Ymotion 2024 são conhecidos este sábado
- Famalicãohá 1 semana
Associação de Moradores das Lameiras aprova orçamento de dois milhões de euros para 2025