Siga-nos nas redes

Opinião

Festas e outros assuntos

Publicado

em

Por António Cândido Oliveira

FESTAS – No mês de agosto não há fim de semana em que não se ouçam foguetes (fogo de artifício) no centro da cidade nomeadamente de sábado para domingo, vindos de freguesias mais ou menos próximas. Assim foi nesta noite de 27 para 28 do ano de 2022. Tentei ver se a página do município dava informação sobre a festa em causa. Apareceu-me apenas com grande destaque informação sobre o “Sunset”. Sobre a festa tradicional nada. O nosso concelho é grande tem 200 Km2, mais de 130.000 habitantes e 49 freguesias agora reduzidas a 34. Durante os meses de Verão não há freguesia que não tenha a sua festa, mas notícias delas na página do município é que não. É pena e revela pouca atenção às festas que decorrem no nosso concelho.

UNIDADES DE EXECUÇÃO – Estão em apreciação pública até setembro (datas variáveis) as unidades de execução de Pelhe (Antas e Calendário), Charrueiras (Joane) e Área Central (Oliveira de Santa Maria). É muito provável que a intervenção do público vá ser diminuta. Afinal que se faz para despertar o debate? Houve notícia na imprensa sobre o que está em causa nestas unidades urbanísticas? A participação fomenta-se, não se anuncia apenas para cumprir uma formalidade…

BATALHA PERDIDA – É frequente, na cidade, ver postos de iluminação que em vez de iluminarem os passeios iluminam as árvores, pois estão colocados por cima delas. Temos lutado contra esta iluminação pública disparatada e poluente de várias ruas. Em vão!

TROTINETES – Os passeios e zonas pedonais da cidade devem ser lugares seguros para os peões que as utilizam. Não será assim se estivermos a partilhar o mesmo espaço trotineteiros silenciosos e perigosos. É preciso termos todos o maior cuidado.

PERGUNTAS –  Continuamos a fazer perguntas aos órgãos e serviços do município sobre assuntos de interesse geral. As respostas é que tardam. Tencionamos insistir e dar conta das respostas ou da falta delas.

PARQUE NORTE – Esperemos que o Parque Norte da Cidade que vai do Parque de Sinçães até depois do Tribunal Judicial (lado nascente da respetiva unidade de execução) esteja a ser bem desenhado, com a largueza necessária  e que, muito em breve, seja  divulgado publicamente. Faz muito mais falta que uma nova superfície comercial.

HOTEL GARANTIA – Quando começam as obras? Que se passa?

OINIÃO PÚBLICA –  Durante o mês de agosto o OP manteve-se online com notícias praticamente diárias. Todas as quartas-feiras saíram textos meus na “Praça Pública”. Sigam o OP online para estarem informados!

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos