Siga o OP nas redes

Opinião

Assuntos de Famalicão

Publicado

em

DEBATES ELEITORAIS – Felizmente, vamos ter debates eleitorais entre as listas concorrentes à Câmara Municipal (pena não se fazerem também com as listas concorrentes à Assembleia Municipal) por iniciativa do Jornal de Notícias (8 de setembro, às 14,30h), do Jornal de Famalicão, do Opinião Pública e porventura de outros. É uma boa prática. Os debates deverão ficar registados para os vermos quando tivermos melhor oportunidade. Tentarei estar atento.

EDIÇÃO DOS 30 ANOS DO OP – O período de férias permitiu-me ler com mais atenção o número especial do Opinião Pública dedicado aos seus 30 anos de vida. Havia dois textos que especialmente me interessavam sem prejuízo de outros. O do Dr.  Artur Sá da Costa sobre as desventuras do ensino superior público no nosso concelho e o da Arq. Francisca Magalhães sobre urbanismo. São textos que vale a pena ler. Tirei na altura apontamentos e apenas não publiquei porque o jornal esteve de férias. Tem razão Artur Sá da Costa, pois o nosso concelho poderia e deveria ter um lugar mais destacado no ensino superior público e houve um claríssimo erro político no caso do IPCA criado em 1994.

Quanto ao urbanismo, muito haveria a dizer sobre o texto da Arq. Francisca. O nosso urbanismo tem deixado muito a desejar ao longo destas últimas quatro décadas e todos tivemos responsabilidade nisso. O Hotel Garantia, bem no centro da cidade, continua a ser o melhor testemunho da nossa incapacidade de resolver problemas que duram há demasiado tempo.

LIGAR PARA A CÂMARA – Ligar telefonicamente para a Câmara não é fácil. Enquanto escrevo estas linhas (dia 2.9.21 pouco depois das 10h) estou à espera de um atendimento e dizem-me que estou na fila de espera. Já espero há seguramente mais de 15 minutos e nada. E só queria fazer umas perguntas de caracter geral a um vereador. O telefone que utilizei foi o 252320900 indicado na página oficial do município. Já houve tempo em que a ligação era muito mais fácil. Havia uma pessoa que atendia e encaminhava rapidamente. Estamos a andar para trás. Cada vez mais se empurra os munícipes para um distante contacto virtual (e depois apregoa-se a proximidade!). Desisti! Pouco antes tinha ligado para a Política Municipal (é o nº 5 da lista). Atendimento rápido. Só que me encaminharam para falar com o Comandante e ele ainda não tinha chegado. Deixei o meu número de telemóvel e disseram-me que ligaria quando chegasse. Não ligou.

POLÍCIA MUNICIPAL – O OP noticiava na semana passada que a PM conta com 10 novos agentes. Tenho sobre a Policia Municipal (PM) uma opinião particular. Por um lado, entendo que é bom termos uma polícia municipal que aumente a segurança na cidade e no concelho, mas, por outro lado, parece-me que ela não cumpre essa função e é algo inútil. Precisava de obter mais informação. Tentei, como acima disse, mas não consegui.  

PARABÉNS – Que um cidadão e ao mesmo tempo engenheiro civil (António N. Carvalho) se tivesse dado ao trabalho de enviar uma carta ao diretor do OP para questionar o andamento das obras no centro da cidade é motivo de parabéns. Há tão poucos munícipes a dar-se ao trabalho de escrever e emitir opinião que o facto de ver alguém a agir merece parabéns!

RESÍDUOS ESPECIAIS – Nós temos um serviço público bem organizado de recolha e encaminhamento de resíduos sólidos domésticos e um serviço de recolha seletiva de resíduos como papel e cartão, vidro e plásticos mais ou menos organizado. Mas estamos longe de ter um serviço público devidamente organizado de recolha de outros “resíduos” ou “restos” de produtos que já não são utilizados e que na sociedade de consumo em que vivemos são cada vez mais abundantes. Eles vão desde objetos de média e grande dimensão, frequentemente chamados “monos”, como eletrodomésticos avariados, televisões velhas, móveis, louça, utensílios de cozinha e tantos outros, até objetos de pequenas dimensões, que perderam também utilidade, como esferográficas, telemóveis, impressoras, lâmpadas, pastas de dentes, desodorizantes e outros mais. Importa dar-lhes atenção.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES