Siga-nos nas redes

Opinião

Demissão do presidente da Assembleia Municipal

Publicado

em

Por António Cândido Oliveira

MATERNIDADE E ASSEMBLEIA MUNICIPAL – Reuniu recentemente a Assembleia Municipal e não foi possível aprovar, por unanimidade, uma proposta em defesa da maternidade do nosso Hospital. Um grupo municipal a defender o Governo, todos os outros a atacá-lo e não houve, ao que parece, uma voz que ordenasse ou pedisse a suspensão dos trabalhos para chegar a um consenso sobre uma proposta passível de ser aprovada por todos. Era tão fácil! Puseram os interesses de partido acima dos interesses de Famalicão. Que tristeza, para não dizer outra coisa!

PS LOCAL – As eleições locais do Partido Socialista ocorreram no sábado passado, com larga participação e os resultados serão dados em detalhe seguramente pela imprensa local. A lista de Eduardo Oliveira venceu muito claramente e agora a tarefa é a de unir o partido, englobando todos os militantes, constituir uma boa equipa e fazer uma oposição ativa como merece a democracia local em Famalicão

PERGUNTAS – Fiz um conjunto de perguntas à Câmara Municipal e as respostas não chegaram ainda. Vou passar a publicar as perguntas neste local para os leitores poderem acompanhar o que se pergunta e dar nota das respostas que recebo ou não.

JOAQUIM LOUREIRO – Mário Martins no “Povo Famalicense” tem destacado a figura do Dr. Joaquim Loureiro, natural de Alcobaça, mas famalicense por residência como largos milhares de nossos munícipes.  É de um aspeto pouco conhecido pelos mais novos da sua personalidade que quero abordar. Joaquim Loureiro foi presidente da Assembleia Municipal há algumas décadas e num determinado momento teve um problema e uma decisão para tomar. O problema é que a Câmara Municipal de então (PS) não enviava a um membro da Assembleia Municipal a documentação que este pedia e tinha direito. Cabia ao presidente da Assembleia Municipal fazer valer esse direito de um membro da oposição, mas não conseguia, apesar de instar junto da Câmara, para cumprir o seu dever. Que fez Joaquim Loureiro? Obedeceu à fidelidade partidária? Não. Demitiu-se de presidente da Assembleia Municipal como qualquer bom democrata faria!

PRESIDENTES DAS ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS – A propósito. Quais foram os presidentes da nossa Assembleia Municipal desde 1976 e durante quanto tempo? Do atual sabemos: Nuno Melo é presidente da Assembleia Municipal, ininterruptamente, e desde há mais de 20 anos. E os outros?  Pergunta a fazer à AM.

PRÉDIOS A REABILITAR – Custa ver o prédio da Rua Santos Viegas, que já serviu de sede do município, no atual estado de ruina. Importa reabilitá-lo. Mas como se a própria Câmara dá mau exemplo e não reabilita o prédio que possui junto do Arquivo Municipal Alberto Sampaio e no qual morou o médico Dr. Sousa Fernandes?

A PASSADEIRA ILUMINA-SE – Três alunos da Universidade do Porto desenvolveram uma passadeira inteligente, com o objetivo de reduzir a sinistralidade rodoviária. O projeto consiste na instalação de sensores que detetam a passagem dos peões e a passadeira ilumina-se para avisar os automobilistas. (JN de 9.1022). Uma novidade que importa que seja um êxito. Toda a segurança nas passadeiras é pouca e, na nossa terra, basta ver as da Avenida Humberto Delgado para nos preocuparmos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos