Siga-nos nas redes

Famalicão

Covid 19: Famalicão prepara centro de vacinação para inocular população prioritária

Publicado

em

À semelhança de outras zonas do país, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Famalicão está a preparar a criação e um centro de vacinação, em parceria com a Câmara Municipal, para proceder à inoculação da vacina contra a Covid 19 aos idosos com 80 anos ou mais e às pessoas com mais de 50 anos e com comorbilidades, como diabetes, hipertensão ou doença pulmonar obstrutiva crónica.

Esta semana, Portugal arranca com mais uma fase da vacinação, que abrange esses grupos de risco, que em Famalicão correspondem a alguns milhares de pessoas (a estimativa é que rondem as 9 mil) que serão vacinadas até final de março.

O OPINIÃO PÚBLICA sabe que em Famalicão os primeiros SMS de agendamento para a toma da vacina começarão a ser enviados na próxima semana, “embora num número ainda reduzido, tendo me conta a disponibilidade da vacina”, disse fonte ligada ao processo.

A partir de 15 de fevereiro, o processo deverá ser acelerado, já que se espera a vinda de um maior número de vacinas, e será também nessa altura que entrará em funcionamento o centro de vacinação.

Esse centro será composto por seis equipas que receberão em simultâneo seis pessoas para serem vacinadas. Haverá ainda uma ampla área de recobro para que quem for vacinado possa fazer os 30 minutos de espera após a inoculação, em segurança.

Estará sempre uma ambulância presente, devidamente apetrechado, para o caso de surgir alguma reação.

Além, disso haverá um aspaço para receber as pessoas e outro espaço para a vacinação propriamente dita.

Esse centro ficará instalado num pavilhão, cuja localização a nossa fonte não quis ainda avançar, mas onde uma equipa do ACES já esteve a fazer a verificação das condições técnicas, de higienização e de segurança, concluindo que “é um espaço que oferece condições excelentes para o processo que aí vem”.

A instalação deste centro está a ser feira em coordenação com a Câmara Municipal, que vai também disponibilizar apoio logístico, nomeadamente transporte para as pessoas que dele necessitem.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos