Famalicão
Câmara de Famalicão alarga programa de combate ao isolamento social

A Câmara Municipal de Famalicão vai alargar o projeto “Palavras e Afetos”, que desenvolve desde 2013, com o objetivo de combater o isolamento e a solidão, chamando para o programa o contributo das associações do concelho cujos voluntários já desenvolvem trabalho nesta área.
Atualmente, são já várias as instituições locais que manifestaram interesse em se associar ao projeto promovido pelo pelouro do Voluntariado da autarquia e os primeiros protocolos de adesão deverão ser assinados nos próximos dias.
Com o alargamento do programa, que até agora se desenvolvia apenas com o apoio dos voluntários inscritos no Banco Municipal de Voluntariado, o presidente da Câmara Municipal espera criar em Famalicão “uma verdadeira rede municipal de proximidade e de combate à solidão e ao isolamento”.
“As associações famalicenses têm desenvolvido um excelente trabalho nesta área que vai ao encontro do objetivo do ‘Palavras e Afetos’ e, por isso, não faz sentido manter este programa isolado e alheio do contributo precioso de quem está no terreno todos os dias”, explica Paulo Cunha.
Refira-se que o “Palavras e Afetos” foi lançado em 2013 pela Câmara Municipal para promover a melhoria da qualidade de vida da população com mais de 35 anos que vive em situação de isolamento social e para fomentar práticas de voluntariado.
No trabalho que realizam semanalmente, os voluntários sensibilizam e acompanham os beneficiários do programa na realização de atividades dentro e fora de casa, auxiliando em pequenas tarefas como é o caso das idas à farmácia e/ou ao supermercado. Através de uma simples conversa, de momentos de convívio e de partilha de histórias, os voluntários promovem também hábitos de socialização e ações de promoção da saúde física e mental.
Os interessados podem obter mais informações sobre o projeto através do email voluntariado@famalicao.pt ou do número 252320900.

- Culturahá 4 dias
Madalena Serra expõe “Corpos e Rostos de Alma” no Museu Ferroviário de Lousado
- Famalicãohá 2 dias
Riba d’Ave: Misericórdia fecha unidade de dia para utentes com demência por falta de acordo com o Estado
- Famalicãohá 2 dias
Câmara de Famalicão vai condicionar acesso à feira aos comerciantes que não limpem o seu espaço
- Famalicãohá 7 dias
ENTREVISTA: “Com a eleição do PAN poderíamos fazer algo melhor pelo concelho”