Famalicão
Canil Municipal de Famalicão registou 558 adoções em 2020
O Centro de Recolha Animal de Famalicão, vulgarmente conhecido como canil municipal, registou, em 2020, 558 adoções de animais que acolhe, entre cães e gatos.
O número é avançado pelo vereador do Ambiente da Câmara de Famalicão, Pedro Sena, que tutela o equipamento, e “não está muito distante do registado em anos anteriores”, apesar da pandemia de Covid 19. “É verdade que inicialmente, quando a pandemia eclodiu, tivemos uma diminuição, mas depois voltou a subir e estamos registar números interessantes de adoção”.
O facto de a Covid 19 não ter permitido a realização das habituais campanhas de adoção, fazia temer o pior, mas “afinal, não correu tão mal como esperávamos”.
O impacto da pandemia notou-se mais ao nível do abandono. “O ano passado chegamos a recolher, numa só noite, de mais de 30 animais”, conta o vereador, para quem “2020 foi um ano muito atípico”, também nesta área. “Tivemos picos de abandono de animais, mas também tivemos meses, como o de agosto, que tradicionalmente é um mês de grande abandono, e que no ano passado até nem foi”.
Atualmente, no Centro de Recolha Animal de Famalicão existem algumas dezenas de cães e gatos à espera de serem adotados. “E todos os dias há novos a entrar”, salienta Pedro Sena.
Refira-se que, devido às regras do atual estado de emergência, o atendimento no Canil Municipal está a funcionar apenas por marcação, através do contacto 913791535.
- Famalicãohá 5 dias
PS promoveu magustos que mobilizaram “centenas de participantes”
- Famalicãohá 2 dias
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão
- Famalicãohá 4 dias
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno