Siga o OP nas redes

Famalicão

Covid 19: Hospital de Riba d’Ave recebe 92 doentes do Serviço Nacional de Saúde

Publicado

em

Ala Covid do Hospital Narciso Ferreira

A dar apoio a doentes Covid e não Covid agudos desde 2 de dezembro de 2020, a Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Riba d´Ave atingiu, no dia passado 4 de fevereiro, a sua capacidade máxima de internamento com a disponibilização de 92 quartos a utentes oriundos de hospitais do Serviço Nacional de Saúde, no Hospital Narciso Ferreira, de que é proprietária.

Para isso o hospital ribadavense utilizou as instalações do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências (CIDIFAD), futura valência da instituição de apoio a pessoas com demência.

Segundo a Misericórdia de Riba d’Ave, este reforço da capacidade de internamento hospitalar permitiu libertar muita da pressão existente sobre os hospitais da região, tendo, até à data, garantido a assistência a 250 doentes, nomeadamente 177 Covid positivos e 73 não-Covid agudos.  

Segundo Isabel Seixas, diretora-clínica adjunta do Hospital Narciso Ferreira, “os 92 quartos concebidos para o novo Centro de Demências albergam agora 60 doentes Covid-19 e 32 doentes não-Covid agudos provenientes de múltiplos hospitais e centros hospitalares que, deste modo, conseguem um alívio importante de pressão sobre a disponibilidade de camas de enfermaria”.

Além do “exigente esforço” que garantiu a abertura de 40 quartos em dezembro, 32 em janeiro e 20 no passado dia 4 de fevereiro, a Misericórdia diz que toda a sua dinâmica organizacional teve de ser ajustada “de modo a uma eficaz distribuição de medicação, das refeições, do aprovisionamento clínico e não clínico, da lavandaria e de recolha de resíduos”. “O empenho da SCM Riba d´Ave foi ainda traduzido pelo recrutamento de profissionais de saúde que, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de saúde constituem já uma equipa com mais de 100 elementos”, acrescenta.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES

anuncie neste espaço > ligue +351252308147