Famalicão
PS questiona executivo sobre descargas ilegais na Ribeira de Ferreiros

Os vereadores do Partido Socialista (PS) questionaram o executivo, na reunião da Câmara de Famalicão desta quinta-feira, sobre descargas ilegais que têm ocorrido na Ribeira de Ferreiros, em Lousado.
A socialista Maria Augusta Santos referiu que recentemente foi efetuada uma descarga poluente na referida ribeira que deixou “um cheiro nauseabundo no troço ente o matadouro e a empresa Leica”.
Sublinhando que esta é uma situação recorrente, a vereadora quis saber se a Câmara Municipal tinha conhecimento da mesma, se sabia quem são os autores e que medidas foram tomadas para resolver o problema.
“Estas descargas provocam a contaminação dos lençóis freáticos e neste período de seca, em que o caudal da ribeira é extremamente reduzido, estas descargas têm consequências ainda mais nefastas”, alertou a eleita do PS, para quem “esta realidade anda um pouco esquecida”.
Na resposta, o presidente da Câmara, Mário Passos disse ter conhecimento da situação e garantiu que o executivo tem feito tudo o que está ao seu alcance para combater este problema. “Somos os primeiros a fica revoltados com a situação”, afirmou o edil, que disse estar “de mãos e pé atados” já que a autarquia não tem competência para investigar e atuar nesta matéria.
“O que podemos fazer – e já fizemos – é sinalizar e apresentar queixa junto do SEPNA, a brigada da GNR que investiga estes assuntos”, explicou Mário Passos, acrescentando que “é sempre difícil detetar quem foi”. “Não temos competências para investigar e, por isso, não podemos apontar o dedo sem provas”, referiu.

- Famalicãohá 2 dias
Ministro da Educação inaugurou Centros Tecnológicos Especializados da Cior e da Camilo
- Famalicãohá 1 dia
Caso Matriz: Tribunal da Relação condena jovem que tinha sido absolvido
- Famalicãohá 1 semana
Antas e Abade Vermoim abre Loja Social para apoiar famílias carenciadas
- Famalicãohá 1 dia
Antigas instalações do Centro Social das Lameiras ganham vida em 2025