Sociedade
Queima do Galheiro de Fradelos está de regresso neste Carnaval
A tradição ancestral da “Queima do Galheiro” em Fradelos, Famalicão, está de regresso neste Carnaval com um programa de animação repleto de música popular, de onde se destacam os concertos de Quim Barreiros e do Toy.
Com a grande noite de Carnaval de Famalicão suspensa devido ao contexto que ainda se vive da pandemia da Covid-19, a Queima do Galheiro surge como uma tradição pagã identitária local, consistindo essencialmente na queima de uma enorme pilha de mato e silvas em redor de um tronco de pinheiro – galheiro – assinalando inícios e fins de ciclos religiosos e das colheitas.
O evento conta com o apoio do município de Famalicão em concertação com a Associação Koklus, Junta de Freguesia de Fradelos e as duas comissões organizadoras dos galheiros: Ferreirinhos e Quinta – Sapugal.
Este ano, serão acesos dois galheiros na freguesia, nomeadamente no Lugar de Ferreirinhos e no Lugar de Quinta / Sapugal. O programa arranca no Palco Ferreirinhos, no dia 26 de fevereiro, pelas 19h30, com um concerto de música popular e desgarradas. No dia 28 de fevereiro, pelas 21h00 segue-se a atuação musical pelo grupo Teixeira e Amigos. No dia 1 de março pelas 20h30, no mesmo palco realiza-se o Concerto Comunitário da Queima do Galheiro. Este concerto leva-nos numa viagem musical pelas sonoridades e cânticos em torno da Queima do Galheiro, à qual participarão ao vivo várias pessoas da comunidade de Fradelos e ainda em vídeo um trabalho plástico dos alunos das escolas de Sapugal e Valdossos. Segue-se a atuação do artista Quim Barreiros e a Queima do Galheiro.
No palco da Quinta / Sapugal, as festividades arrancam no dia 28 de fevereiro, pelas 21h30, com o espetáculo audiovisual de Tiago Pereira e Sílvio Rosado, que apresenta o Louceiro de Galhos. Serão construídas narrativas audiovisuais que são manipuladas e tocadas ao vivo. Pelas 22h30, realiza-se um Baile de Máscaras.
No dia 1 de março, pelas 21h00, há um espetáculo de música ao vivo, com Jorge Barão, Mário Sousa e Miguel Borges. O artista Toy inicia o seu espetáculo pelas 22h00. E pelas 23h15 dá-se a Queima do Galheiro da Quinta / Sapugal.
De resto, o espírito carnavalesco irá invadir todo o concelho, e em algumas freguesias mantêm-se os desfiles de carnaval.
A folia irá invadir a via ciclo pedonal Famalicão – Gondifelos, com os Caretos na Ciclovia, uma iniciativa que vai realizar-se no dia 27 de fevereiro, domingo gordo, com início marcado para as 09h00 nos Paços do Concelho.
- Famalicãohá 4 dias
Parlamento aprova desagregação de quatro uniões de freguesias em Famalicão
- Famalicãohá 4 dias
Eduardo Oliveira apresenta candidatura à Câmara com presença de Pedro Nuno Santos
- Famalicãohá 4 dias
Câmara de Famalicão leva Aldeia de Natal aos seniores do concelho
- Famalicãohá 1 semana
PSD de Famalicão defende ampliação do Hospital