Famalicão
PS Famalicão critica gestão do processo das hortas urbanas
A Concelhia de Famalicão do Partido Socialista (PS) critica a forma como a Câmara Municipal geriu o processo das hortas urbanas da Devesa e fala em “soluções provisórias e “factos consumados”, negociados “no segredo dos gabinetes, longe do debate entre os vereadores nas reuniões públicas do Executivo Municipal”.
Em comunicado, o PS afirma que o caso das Hortas Urbanas “é o exemplo claro” de uma gestão autárquica que considera “errática”.
E concretiza: “Além da incapacidade para negociar com o Citeve uma solução que fosse satisfatória para todas as partes, a maioria PSD-CDS escondeu do executivo municipal qualquer referência às hortas e à necessidade da sua deslocalização, quando fez aprovar um acordo que já estaria acertado com o Citeve”.
O PS alude ainda à última reunião do executivo municipal, no passado dia 18 de fevereiro, em que os vereadores do partido “foram confrontados com mais um facto consumado: os contratos de arrendamento dos terrenos para a reinstalação das hortas, apresentados apenas para ratificação, numa despesa superior a 100 mil euros nos próximos 10 anos, com a agravante de parte dos terrenos poder ser vendida antes de 31 de janeiro de 2031, obrigando as hortas a nova mudança”.
Afirmando que não se revê “neste estilo de governança”, PS votou, através dos seus vereadores contra os contratos que o presidente da Câmara, Paulo Cunha, tinha assinado com os proprietários dos terrenos, “sem a devida discussão política e sem a aprovação prévia”.
“O PS Famalicão reprova firmemente todo este processo, que foi desenvolvido sem transparência, sem a participação e a auscultação dos famalicenses interessados, gerando muitas dúvidas sobre o mérito e o interesse público da solução encontrada”, lê-se ainda no comunicado, concluindo que “as Hortas de Famalicão continuam a ser provisórias, demonstrando falta de visão estratégica da Câmara Municipal”.
- Famalicão2 dias ago
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Cultura1 semana ago
Casa das Artes de Famalicão estreia “Quem Cuida do Jardim”
- Economia2 dias ago
Rádios já conseguem medir audiências reais em FM
- Famalicão1 semana ago
3,7 milhões de luzes LED que vão iluminar Famalicão neste Natal