Siga o OP nas redes

Famalicão

ANPC vai criar centro regional de proteção civil em Famalicão

Publicado

em

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vai criar, com o apoio do Município de Famalicão, um “Campus da Proteção Civil” no Parque de Diversões António Sampaio Nogueira, na freguesia de Bairro, um espaço privado, com 3 hectares, que há cerca de 20 anos se encontra devoluto.

Para isso, a Câmara de Famalicão vai arrendar o imóvel pelo período de 10 anos, pagando uma renda anual de 36 mil euros, tendo o contrato de arrendamento sido aprovado na reunião do executivo camarário desta quinta-feira.

Aquele centro da proteção civil terá carácter regional e vai servir os distritos de Braga e Porto e parte do distrito de Vila Real, na época mais crítica do combate aos fogos florestais. Será criada uma base de apoio logístico e será aproveitado o heliporto que já existe no local.

Em declarações aos jornalistas, no final da reunião do executivo, o presidente da Câmara, Paulo Cunha, contou que foi a ANPC que contatou a autarquia no sentido de saber que existia no concelho um espaço que pudesse acolher aquela estrutura. “Indicamos o parque de diversões de Bairro, houve uma visita ao local e os responsáveis da ANPC ficaram encantados com o que encontraram”.

O edil lembra que Parque de Diversões António Sampaio Nogueira possui um conjunto de equipamentos que permitem ali instalar, num curto espaço de tempo, aquela base operacional da proteção Civil, como auditórios, espaços para alojamento, além do heliporto.

“A Câmara Municipal está a dar uma ajuda á região Norte para que o combate aos incêndios possa ser feito com maior eficária”, sublinha Paulo Cunha, reconhecendo também que esta é uma infraestrutura que enriquece o concelho e que era disputada por outros municípios”.

Depois de concretizado o contrato de arrendamento, será assinado o protocolo entre a ANPC e a Câmara Municipal, para que a “instalação do centro avance de imediato”. Paulo Cunha perspetiva que possa já estar operacional antes do verão, para responder já à época de combate aos fogos florestais que se avizinha.

Parque António Sampaio será também colocado ao serviço da comunidade

Além de albergar o Centro da proteção Civil, o parque de diversões de bairro vai também abrir-se á comunidade. este é outro dos propósitos que levou a autarquia a celebrar o contrato de arrendamento com o proprietário do espaço. “O parque tem um conjunto de valência se de equipamentos, como piscina e campos desportivo, além de uma vasta extensa zona arbórea que serão abertos ao público e colocados ao serviço da população, não só de Bairro mas das freguesias vizinhas”, referiu Paulo Cunha.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES

anuncie neste espaço > ligue +351252308147