Sociedade
Missas com fiéis retomadas na próxima segunda-feira

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou que as missas com presença de fiéis vão ser retomadas na segunda-feira, dia 15, sendo de evitar procissões ou visitas pascais.
“O Conselho Permanente refletiu sobre a situação atual da pandemia e decidiu que as celebrações da eucaristia com a presença da assembleia sejam retomadas a partir do dia 15 de março, observando as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 8 de maio de 2020, em consonância com as normas das autoridades de saúde”, lê-se num comunicado.
O mesmo documento, divulgado após uma reunião do Conselho Permanente da CEP que decorreu ‘online’, adianta que, quanto à celebração de outros sacramentos, é de observar “as normas de segurança e de saúde referidas nas mesmas orientações”.
Assim, relativamente à Semana Santa e à Páscoa, a CEP diz que “nesta fase evitar-se-ão procissões e outras expressões da piedade popular, como as ‘visitas pascais’ e a ‘saída simbólica’ de cruzes, de modo a evitar riscos para a saúde pública”, acrescentando que a Assembleia Plenária dos bispos católicos portugueses, entre 12 e 15 de abril, “reavaliará estas orientações, tendo em conta a situação de pandemia no país”.
Para o Domingo de Ramos os bispos dizem ainda que é de evitar os ajuntamentos dos fiéis e que “de nenhum modo seja permitido a entrega ou a troca de ramos”.

- Famalicãohá 1 semana
Legislativas: famalicense Sofia Fernandes é terceira na lista da AD por Braga
- Famalicãohá 7 horas
Enfermeiros do Hospital de Santo Tirso contra transferência para a Misericórdia
- Famalicãohá 6 dias
Mobiave arranca a 1 de abril com autocarros das 5 horas da manhã à meia-noite e mais baratos
- Famalicãohá 6 dias
Joane: Secundária Padre Benjamim Salgado inaugurou Centro Tecnológico na área da Informática