Siga-nos nas redes

Sociedade

Famalicão apresenta resultado de estudo sobre saúde na população estudantil

Publicado

em

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai apresentar um estudo sobre o bem-estar dos jovens famalicenses em idade escolar, que teve como base o Health Behaviour in School-Aged Children da Organização Mundial de Saúde. Vai decorrer amanhã, 23 de março, pelas 16h30, na Casa do Território.  A apresentação está a cargo da vereadora para a Família, Igualdade e Saúde, Sofia Fernandes.

Trata-se de um trabalho de base cientifica promovido pelo pelouro da Saúde do Município, em articulação com a LIPAC – Liga de Profilaxia e Ajuda Comunitária de Famalicão e realizado pela Associação Aventura Social, que tem vindo a desenvolver diversas investigações e intervenções no domínio da promoção da saúde, e que é responsável pela implementação deste estudo em Portugal.

Famalicão foi o primeiro município do país a aplicar esta ferramenta à sua população juvenil, fora do âmbito do estudo internacional, permitindo chegar a resultados importantes para a implementação de processos, projetos e iniciativas que respondam às necessidades e aos desafios indicados pelos jovens no estudo.

É um documento extenso, cientificamente relevante, rigoroso e amplamente participado – com uma amostra de quase 1000 participantes de todos os agrupamentos de escolas do concelho, a estudar nos 6.º, 8.º, 10.º e 12.º anos de escolaridade – que apresenta um retrato muito importante da realidade da saúde e dos hábitos dos jovens famalicenses, e que lança os alicerces da intervenção – que se querer profilática e preventiva sempre que possível, e que responda às necessidades presentes e de médio prazo.

Os principais resultados do estudo serão, agora, apresentados aos parceiros, responsáveis de agrupamentos de escolas, associações e organizações concelhias, promovendo o seu conhecimento generalizado e um impacto relevante na definição das políticas e práticas para a promoção da saúde dos jovens famalicenses.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES