Siga-nos nas redes

Famalicão

Mais de nove mil famalicenses já foram vacinados contra a Covid 19

Publicado

em

Até ao passado domingo, 9.072 famalicenses já tinham sido vacinados contra a Covid 19. Destes, 3.207 já têm a vacinação completa, enquanto 5.870 receberam só ainda a primeira dose da vacina.

A estes números juntam-se ainda os 735 funcionários e docentes das escolas do pré-escolar e 1º ciclo do concelho, que receberam a primeira dose da vacina da AstraZenca no passado fim de semana, sendo que, neste caso, foram abrangidos os profissionais que trabalham nas escolas do concelho, independentemente de residirem ou não em Famalicão (ver notícia nesta página).

A administração da vacina contra Covid 19 a utentes com 80 ou mais anos ou com mais de 50 anos com patologias de risco arrancou no passado dia 16 de fevereiro, no centro de vacinação de S. Cosme., num processo conduzidos pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Famalicão.

Segundo dados a que o OPINIÃO PÚBLICA teve acesso, até ao passado domingo, 28 de março, 1.407 idosos com 80 ou mais anos já tinham a vacinação completa e 4.316 tinham recebido a primeira dose. Já a vacinação de utentes com mais de 50 anos e com comorbilidades chegou a 1.353 pessoas (primeira toma).

Inicialmente, a previsão para esta segunda fase da vacinação, destinada a idosos e pessoas com mais de 65 anos com patologias de risco, apontava para um universo de cerca de 9 mil pessoas a vacinar até 31 de março. O OPINIÃO PÚBLICA não conseguiu confirmar ao certo quantas pessoas ainda estão por vacinar, embora fonte do ACES tenha adiantado que “o objetivo de vacinar 80% dos idosos até essa data será conseguido”.

Além destas pessoas, foram ainda inoculados com a vacina da AstraZeneca 173 bombeiros das três corporações do concelho, 21 elementos da Cruz Vermelha de Ribeirão, 40 elementos da PSP, 86 elementos da GNR e 154 profissionais das chamadas forças de resiliência, como médicos dentistas e farmacêuticos.

Já a vacinação nos lares está praticamente concluída e envolveu 1.800 pessoas entre utentes e funcionários. Das 26 instituições existentes no concelho, em 24 já foi realizada a vacinação completa com as duas doses da vacina. Apenas duas instituições esperam pela administração da segunda dose, o que deverá acontecer na primeira semana de abril, se não ocorrerem, até lá, surtos da doença nesses lares.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos